Projecto de ACG e Associação Augusto Gil
Escola Profissional abre em Setembro

NC/Urbi et Orbi


A Associação de Comércio e Serviços do distrito da Guarda (ACG) e a Associação local de Beneficiência Augusto Gil (ABAG) são as entidades responsáveis por um novo projecto educativo na cidade: a criação de uma Escola Profissional, que irá arrancar em Setembro.
Trata-se de um projecto que vai começar com perto de 60 alunos, nas áreas da informática, multimédia e serviços jurídicos, e que poderá ter, no prazo de três anos, 220 alunos. Para a criação da Escola foi constituída uma parceria entre a ACG e ABAG, designada "Ensiguarda", que prevê a construção de um complexo no valor de 900 mil euros. Este projecto já foi autorizado pela Direcção Regional de Educação do Centro (DREC) e protocolado com a Câmara Municipal, que disponiblizará, "a título precário", as instalações iniciais e os terrenos para o edifício definitivo. Para a presidente da ABAG, Marília Raimundo (ex-governadora civil), os alunos formados pela Escola Profissional vão ter formação equivalente ao Ensino Secundário e poderão entrar, posteriormente, nos ensinos politécnicos e universitários. A Escola Profissional da Guarda vai ter recursos de acompanhamento para a inserção na vida profissional activa e, segundo Marília Raimundo, "pretende que os seus formados sejam apetecidos no mercado de trabalho".
Já para o presidente da ACG, Jorge Godinho, este poderá ser um passo para rejuvenescer os recursos humanos do mundo empresarial do distrito. "Há muita vontade dos jovens em apostarem no mundo empresarial ou redimensionarem de forma moderna as empresas", salienta. Marília Raimundo destaca que a Escola poderá, assim, representar uma saída profissional "especializada, com futuro", nas áreas da multimédia e informática". Para ocupar o cargo de director pedagógico da instituição, a escolha recaiu em Amândio Baía, docente do Politécnico e vereador com o pelouro da educação na autarquia.