Divulgadas actividades para 2002
Centro de Estudos Ibéricos promove "Encontro de Reitores"


O Centro de Estudos Ibéricos (CEI), sediado na Guarda, até agora constituído pelas universidades de Salamanca e Coimbra e Câmara Municipal da Guarda, passou a englobar, também, o Instituto Politécnico da Guarda.

NC/Urbi et Orbi


No sábado, 23, a Comissão Executiva do CEI apresentou o programa de actividades para o corrente ano, que terão início no próximo dia 12 de Abril. Para Valentín Cabero, da Universidade de Salamanca, o balanço das actividades até agora desenvolvidas "é muito positivo, tanto a nível da dimensão cultural investigadora, uma vez que os encontros tidos no Outono passado deram lugar a que o CEI atinja já proporções que extravasam o distrito, como da atitude de cooperação aos meios intelectuais europeus e Ibéricos". Já para Jaime Couto Ferreira, da Universidade de Coimbra, o CEI está a dar "os seus primeiros passos com actividades que já se vão transformando numa rotina", nomeadamente a realização de colóquios e conferências. No entanto, a Comissão Executiva "pretende agora passar para outro nível e pô-lo a funcionar quase de forma mais permanente".
Para o novo ano de actividades existe um "calendário ambicioso" que começa no dia 12 de Abril, no Salão Nobre da Câmara Municipal da Guarda, com uma reunião da direcção do CEI, seguida do Encontro de Reitores das Universidades de Castilla y Leon, em Espanha, e da Região Centro de Portugal, tendo como tema a cooperação transfronteiriça. Desta reunião deverá sair um documento intitulado "Declaração da Guarda".

Mestrado em Estudos Ibéricos a caminho

Está ainda agendada uma reunião da Comissão Científica, cuja ordem de trabalhos inclui o Relatório de Actividades 2001, os objectivos estratégicos e linhas de investigação do CEI, a proposta de um mestrado em Estudos Ibéricos e a proposta de Plano de Actividades para 2002.
De referir que as actividades do CEI estão orientadas em duas direcções; uma delas diz respeito aos cursos, sabendo-se que vão prosseguir os cursos de Verão, de pequena duração, surgindo como novidade o curso de mestrado, que irá funcionar em 2003 e "será dinamizado por elementos das universidades de Salamanca e de Coimbra, em simultâneo com as pessoas que, nas instituições de ensino e investigação da Guarda, têm desenvolvido a sua actividade ", esclarece Jaime Couto Ferreira. O próprio CEI passa a integrar o Instituto Politécnico da Guarda o que, na perspectiva daquele professor universitário, vai aprofundar essa colaboração.
Quando se comemora o Ano Internacional da Montanha, o segundo Curso de Verão do CEI, a ter lugar próximo mês de Julho, escolhe uma temática centrada na Serra da Estrela. A publicação de obras é outra das actividades que vai ter continuidade destacando-se a edição de uma revista científica. Ainda no dia 12 de Abril, na Mediateca VIII Centenário, decorre um "Encontro de Bibliotecários", iniciativa que terá como público preferencial os bibliotecários das universidades. Para Jaime Couto Ferreira, "este parece ser um encontro bastante importante porque, hoje, as questões das bibliotecas já não podem ser resolvidas de uma forma isolada, mas cada vez mais articulada. Por isso o CEI está empenhado em que se faça essa articulaçã o aqui na Guarda".