A sensibilização das populações para a preservação é um dos objectivos dos clubes da floresta
Projecto de sensibilização distrital
Clubes da floresta unidos na defesa do meio ambiente



NC/Urbi et Orbi


Em Abril e Maio, o Projecto de Sensibilização da População Escolar (PROSEPE), sediado em Oleiros, leva a cabo diversas actividades distritais no âmbito da sensibilização para a preservação da floresta. As iniciativas desenvolvem-se através dos clubes da floresta do distrito e, para além do cumprimento dos objectivos defendidos pela Coordenação Nacional do PROSEPE, nomeadamente a preservação e defesa da floresta do futuro, querem dar especial relevo a cada região.
Assim, no dia 24 de Abril, pelas 21 horas, a Casa da Cultura da Sertã acolhe a "I Noite Prosepeana do Pinhal". Uma actividade que pretende dar a conhecer à comunidade em geral o trabalho desenvolvido pelos elementos dos clubes da floresta da Zona do Pinhal, sensibilizando-a, ao mesmo tempo, para uma mudança de atitude face ao meio ambiente. Participam os clubes das escolas EB 2/3 - São Pedro da Fonseca, de Proença-a-Nova ("Os Curtiçolas"), EBI do Centro de Portugal, de Vila de Rei ("A Floresta Rei"), EB 2/3 Padre António Andrade, de Oleiros ("Os Cucos"), Instituto São Tiago, de Sobreira Formosa ("As Pinhas"), EB 2/3 de Vila Velha de Ródão ("Os Grifos"), Secundária da Sertã ("A Pinha Louca") e EB 2/3 Padre António Lourenço Farinha, também da Sertã ("O Melro Vigilante"). A organização conta, ainda, com a presença do representante da Coordenação Nacional do PROSEPE, Luciano Lourenço, CNEFF, DRABI, Protecção Civil, Governo Civil, coordenadora da Área Educativa, Cristina Dias, bem como câmaras municipais e conselhos executivos das respectivas escolas.
Em Maio, e depois da segunda edição da "Feira da Floresta e do Ambiente", a decorrer no NERCAB, de 16 a 19 (ver última edição do NC), o PROSEPE promove o "II Encontro Distrital dos Clubes da Floresta". O evento está marcado para os dias 24 e 25 e consiste num acampamento em pleno Parque Natural da Serra da Estrela.