Rivalidades postas de parte
Oito freguesias da Guarda em Associação

Por Victor Amaral


Oito freguesias do sul do concelho da Guarda vão constituir-se em Associação, como forma de conseguirem mais apoios ao seu desenvolvimento. Os autarcas de Aldeia do Bispo, Benespera, Famalicão, Gonçalo, Ramela, Seixo Amarelo, Vela e Valhelhas reuniram sábado, 23 de Março, em Gonçalo, onde foi feita uma primeira abordagem de ordem administrativa com vista à legalização da associação. Os objectivos e respectivos Estatutos vão ser discutidos no próximo dia 20 de Abril, numa reunião marcada para Aldeia do Bispo.
O projecto está em fase embrionária mas Pedro Pires, jovem autarca de Gonçalo, que deu o mote, mostra-se "muito satisfeito pela receptividade e união" de todos os envolvidos, sendo um passo definitivo para "pôr de parte rivalidades que só trazem atraso". Em estreia absoluta à frente de uma Junta, Pedro Pires entende a futura associação como "uma mais valia pela missão de orientar as acções conjuntas para um desenvolvimento comum". Independentemente das opções politico-partidárias, o jovem autarca entende que a futura associação "vai aumentar a capacidade reivindicativa e projecção de todas as freguesias".
Pedro Pires, que integra a comissão administrativa com Leopoldo Ferreira, da Vela, e Diolindo dos Santos, da Benespera, adianta que um dos "cavalos de batalha" vai ser conseguir uma variante do IP2 no nó da Benespera até Valhelhas, que constitua uma nova porta de entrada na região serrana, para quem vem do Norte, e evite obrigar os automobilistas a sair em Caria. Na calha estão já reuniões de trabalho com a Câmara da Guarda e Direcção de Estradas.
O turismo está na mira da futura associação, como alternativa à indústria transformadora que não existe, e a Junta de Gonçalo tem intenção de avançar com o projecto de uma Pousada. Os dois solares onde funcionam os Bombeiros e a GNR - que mudam mais ano menos ano - são para já as hipóteses, avança Pedro Pires. O presidente de Junta dá conta de um projecto de Turismo de Habitação, a avançar na vila, e da necessidade de melhor aproveitamento do artesanato de verga, um dos cartazes de visita da localidade. Defende uma espécie de rede turística inter-freguesias, que as potencie neste campo, e faça ganhar novo fôlego.
Leopoldo Ferreira, em representação da freguesia da Vela, destaca a possibilidade de, a partir da formalização da Associação, estarem reunidas as condições "para candidaturas a fundos comunitários que cada uma por si não consegue". Defende a variante do IP2, pela Benespera até Valhelhas, e, na Vela, a maior aposta passa pela criação do Museu do Minério, projecto "pioneiro no país" para o qual já há terreno.
Igualmente entusiasta da ideia está António Fontes, presidente da Junta de Famalicão. "É uma forma de chegar a fundos que isoladamente não podemos chegar", reforça o autarca ao destacar a possibilidade de serem criadas infra-estruturas inter-freguesias que reforcem a união e a defesa dos interesses colectivos.
Para já, foi pedido o certificado de admissibilidade ao Registo Nacional de Pessoas Colectivas havendo três nomes sujeitos a aprovação. Associação de Desenvolvimento das Freguesias da Zona Sul do Concelho da Guarda, Associação de Freguesias da Zona Sul do Concelho da Guarda ou Associação de Freguesias Beira Zêzere do Concelho da Guarda.