Por Marta Martinho


No segundo painel das conferências o debate foi sobre gestão hospitalar e pública e contou com a presença do director do Centro Hospitalar da Cova da Beira, João Casteleiro

"Novos desafios da gestão: Informação e Conhecimento", foi o tema das Jornadas de Gestão organizadas pelo Núcleo de Estudantes de Gestão da Universidade da Beira Interior (UBI) entre os dias 12 e 14 de Março.
As jornadas reuniram vários assuntos de interesse complementares ao programa desta licenciatura e foram divididas em três painéis de discussão. O segundo, intitulado Gestão Hospitalar / Gestão Pública, contou com a presença de Manuel Santos Silva, Reitor da UBI, e João Casteleiro, director do Centro Hospitalar da Cova da Beira.
Santos Silva, falou da dificuldade em gerir uma universidade. Para o Reitor da UBI, qualificar o corpo docente é uma das principais prioridades. "A aposta passa pelo corpo docente" referiu, pois a afirmação da instituição passa pela qualidade e diversidade.
No entanto, uma das dificuldades referidas sobre a Licenciatura em Gestão da UBI relaciona-se com o facto de 35 por cento dos docentes se encontrarem em licença de doutoramento.
João Casteleiro falou sobre Gestão hospitalar, sublinhando que todos os anos são gastos oito milhões de contos na gestão do Hospital Cova da Beira. No entanto todos os fundos recebidos não são suficientes para satisfazer as exigências. "A grande aposta deste serviço passa pela qualidade da saúde. A nível nacional existe um grande esforço para atingir este objectivo da qualidade", ressalvou.
No terceiro painel - E- Business/ Sistemas de informação -os oradores abordaram o comércio a nível electrónico. "O telefone e Internet satisfazem as necessidades dos clientes mas, neste momento, tenta-se a revolução através da TV Cabo que actualmente só disponibiliza pagamentos de serviços, consultas de saldos,requesição de cheques e cadernetas", refere Carlos Abuquerque do Banco Comercial Português.
Hélder Ribau, presidente do Núcleo de Estudantes de Gestão, UBIGEST, referiu que o balanço das jornadas é positivo, superando as expectativas da organização.
Durante os três dias assistiram às conferências cerca de oitenta pessoas.