Ensino português em Timor
Docente da UBI lecciona matemática

José Carlos Aleixo, docente da Universidade da Beira Interior, está de partida para Timor Leste, onde leccionará matemática entre Maio e Julho.

Por Sónia Balasteiro


A Universidade da Beira Interior está prestes a ver partir José Carlos Aleixo. O docente vai estar ausente entre Maio e Julho deste ano, período em que dará aulas de matemática na licenciatura em Economia e Gestão da Universidade de Timor Leste. Apesar de entusiasmado com esta nova experiência, José Carlos Aleixo está consciente de que "o país se encontra muito debilitado e vai ser necessária uma adaptação de parte a parte".
Tudo começou quando este docente recebeu um comunicado da Fundação das Universidades Portuguesas (FUP) no sentido de recrutar docentes das universidades e politécnicos eventualmente interessados em leccionar no país do sol nascente. O processo tem em vista responder a uma solicitação de Timor feita ao Governo Português, com o objectivo de desenvolver o ensino superior naquele país. Como havia necessidade de um docente para Economia e Gestão, um dos quatro cursos existentes na Universidade de Timor Leste, José Carlos Aleixo foi seleccionado. " A ideia agradou-me bastante", explica o docente.
O matemático pensa encontrar por parte dos alunos timorenses algum interesse e dedicação, mas também muita carência em termos de aprendizagem. "Eles sentem muita dificuldade na adaptação e nós professores também", afirma. A este respeito o docente explica que o ensino foi alterado, passando a ser pensado à imagem do ensino português. Este é o motivo pelo qual há ainda um longo caminho a percorrer. No trimestre em que leccionará em Timor, o docente procurará complementar a parte do programa desenvolvido para a disciplina de matemática que ainda não foi dada.
José Carlos Aleixo adianta que já está a fazer os preparativos para a viagem, marcada para 17 de maio. "Gosto de preparar as coisas com antecedência", explica.