Por Viviana Vieira


A sede da APAE acolheu um rasteio gratuito a que aderiram cerca de uma centena de pessoas

"Pela sua saúde, mexa-se". Foi este o mote do Dia Mundial da Saúde, comemorado no passado domingo, 7. Na Covilhã, o reAgir (Projecto de Luta Contra a Pobreza), juntamente com outros parceiros assinalaram pela primeira vez este dia com um rasteio gratuito à diabetes e medição da tensão arterial.
A organização contou com o apoio da associação Os Brincalhões no Bairro da Alegria, onde numa sala da sua sede estiveram três enfermeiros que receberam 43 pessoas, às quais mediram a tensão arterial e efectuaram testes de glicémia, durante a manhã. Na parte da tarde o espaço do Dia Mundial da Saúde passou para a APAE (Associação de Professores Alunos e Empregados da Escola Industrial Campos Melo) que disponibilizou a sua sede, em frente ao Teatro-Cine, para receber as pessoas que quiseram executar os mesmos testes.
Durante a tarde aderiram a esta iniciativa cerca de 50 pessoas.
Segundo a organização, este rasteio serviu para fazer uma despistagem e alertar as pessoas para possíveis doenças que estejam camufladas, e através destes exames puderam ser detectadas.
A reAgir contou com a colaboração de várias entidades nesta iniciativa que assinalou pela primeira vez o dia Mundial da Saúde na Covilhã. Santa Casa da Misericórdia; Câmara Municipal da Covilhã; CAE Castelo Branco, Concelhia do Ensino Recorrente e Educação Extra-escolar; Paróquia de Santa Maria; Paróquia de São Martinho; Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Castelo Branco; Instituto de Emprego e Formação Profissional da Covilhã; Junta de Freguesia de Santa Maria; Junta de Freguesia de São Martinho; Centro de Saúde da Covilhã; Centro de Atendimento a Toxicodependentes da Covilhã; Associação de Socorros Mútuos "Mutualista Covilhanense"; Associação Empresarial dos concelhos de Covilhã, Belmonte e Penamacor; UBI; e Oriental de São Martinho uniram-se na realização desta iniciativa.



"Caminhe, a sua saúde agradece"

Portugal é um dos países mais sedentários da Europa. Em geral, os portugueses fazem pouco exercício físico. A partir dos 15 anos de idade o número de pessoas que fazem desporto diminui drasticamente, e a maioria não chega a fazer uma hora de exercício por semana.
Vários médicos aconselham que, perante a impossibilidade de praticar uma modalidade regularmente, a população caminhe. É mais económico e é o melhor exercício físico para todas as idades, já que, "faz bem a tudo", dizem.
Cerca de 2 milhões de pessoas morrem por ano devido à falta de exercício físico em todo o mundo.