Por Catarina Rodrigues


O mais recente livro de Manuel da Silva Ramos

"Jesus - The last adventure of Franz Kafka" é um romance sobre a última aventura amorosa do famoso escritor checo com Jesus, um hermafrodita português, que trabalha no circo Bartolomeu de Praga. A relação entre Kafka e Jesus é seguida atentamente pela personagem Roman Jakobson, numa história empolgante escrita pelo covilhanense Manuel da Silva Ramos.
A obra foi lançada na passada sexta feira e o local escolhido para o efeito foi a Biblioteca Municipal da Covilhã. A apresentação do livro esteve a cargo de Fernando Paulouro Neves que, perante um público vasto, não escondeu a sua admiração pelo autor.
Manuel da Silva Ramos viveu três meses em Praga para escrever este romance onde se encontra toda a emoção sentida naquela cidade. A capital checa é para o escritor "a cidade mais fantástica para activar a criação literária".
O escritor covilhanense encontra-se desapontado com a realidade cultural portuguesa. Para Silva Ramos "no nosso país respeita-se pouco a gente que pensa".
"Jesus - The last adventure of Franz Kafka" é também uma tragédia sobre os artistas que têm de sacrificar a vida para ver a sua obra realizada. Apesar das dificuldades, o escritor deixa uma palavra de incentivo a todos os jovens que pretendem dedicar a sua vida à escrita e afirma que "escrever é uma forma de resistência".

 




O autor em sessão de autógrafos



Percurso literário

Manuel da Silva Ramos conta com uma larga experiência na área literária. Com apenas 20 anos ganhou o prémio da novelística Almeida Garrett, com a obra "Os três seios de Novélia" (1969). Publicou várias obras, nomeadamente a trilogia "Tuga" em parceria com o seu amigo Alface.
Dos livros que escreveu destaca-se ainda "Viagem com branco no bolso". Um romance de sucesso sobre duas personagens do imaginário português, o gigante de Moçambique e o anão de Arcozelo, que o autor considera o seu "tijolo literário" devido às suas cerca de 600 páginas.
Depois de "Jesus - The last adventure of Franz Kafka", Manuel Silva Ramos está já a preparar o seu próximo trabalho. Para breve está a publicação de um romance sobre a corrupção em Portugal.