Centro abriu na cidade da Guarda
Detecção da SIDA avança

NC/Urbi et Orbi


Foi recentemente inaugurado na cidade o Centro de Aconselhamento e Detecção precoce do VIH (CAD), no Centro de Saúde, projecto no qual está envolvida a Comissão Nacional de Luta Contra a Sida (CNLCS) e a Comissão Distrital de Luta Contra a Sida da Guarda De referir que no concelho da Guarda foram notificados, entre 1983 e Fevereiro de 2002, 36 casos de SIDA, os quais originaram 19 mortes. O CAD da Guarda é o sétimo a abrir desde a inauguração do CAD da Lapa (Lisboa), em 1998.
Os CAD são centros de diagnóstico que permitem o acesso voluntário, confidencial e gratuito ao teste da SIDA, possibilitando a detecção precoce da infecção VIH. A existência de uma rede nacional de CAD permite, deste modo, o fácil acesso dos cidadãos aos locais onde podem realizar o teste da SIDA, quer próximo da sua área de residência, para maior comodidade, como em zona geográfica distinta, nos casos em que assim o desejem.
Como esclarece Fernando Ventura, Coordenador da CNLCS, "a criação de uma rede Nacional de CAD é considerada pela Comissão uma medida prioritária no controle da evolução da epidemia da SIDA em Portugal."
Aquele responsável salientou também que "a existência de locais onde o teste da SIDA possa ser feito de forma gratuita, voluntária e confidencial, permite que muitas pessoas, que até aqui desconheciam o seu estado de seropositividade para o VIH, adquiram esse conhecimento". Daí que " se em Portugal todos os seropositivos forem conhecedores do seu estado, sem quebrar a noção de confidencialidade, o que é assegurado pelo serviço prestado pelos CAD, assistir-se á a um controlo da epidemia, com uma esperada diminuição do número de novas infecções".

Diminuir a propagação
Associando ao conhecimento do seu estado perante a infecção VIH, o aconselhamento pré e pós-teste e um correcto encaminhamento para as entidades de saúde competentes, os cidadãos infectados são acompanhados, quer psicológica, quer medicamente. "É reconhecido que estes indivíduos contribuirão para a diminuição da propagação da infecção VIH/SIDA, quer pelo controlo mais precoce da doença com medicamentos, quer pela consciencialização do seu papel na sociedade."
Neste Centro, um médico, um enfermeiro, psicólogos e um funcionário administrativo garantem um atendimento anónimo e confidencialidade, proporcionando a qualquer pessoa a possibilidade de realizar o teste da sida, de forma voluntária e gratuita.
Ao dirigir-se ao CAD o utente passa por uma fase de aconselhamento pré-teste onde o profissional de saúde o prepara para a realização do teste. Segue-se uma colheita de sangue para análise e por último a entrega do resultado e aconselhamento. A última fase tem por objectivo ajudar os utentes a compreender os resultados do teste realizado e a iniciarem o processo de adaptação à sua situação serológica face ao VIH, quer o resultado seja positivo ou negativo.
No caso do resultado ser positivo, para além do apoio psicológico é oferecido ao utente o encaminhamento para as consultas de referência hospitalar.