Por Catarina Rodrigues


Os dirigentes associativos deram a sua opinião face aos media

"A Intervenção da Comunicação Social Regional perante o Associativismo" foi o tema em debate na V Tertúlia Academista organizada pelo Académico dos Penedos Altos. Jornalistas, entidades políticas e cerca de 30 associações do concelho da Covilhã participaram no evento que teve lugar na sede do clube, na passada sexta feira.
A Covilhã é um dos concelhos com mais dinâmica associativa. Tem mais de 300 colectividades, das quais 204 estão em pleno funcionamento. Um dos principais problemas referidos na tertúlia foi a impossibilidade dos órgãos de comunicação fazerem a cobertura de todos os acontecimentos. Por vezes a selecção feita pelos jornais e rádios não agrada aos dirigentes associativos que gostam de ver todas as suas iniciativas divulgadas. Por parte dos órgãos de comunicação, o acesso à informação é complicado. Não há condições humanas nem financeiras para suportar todos os encargos. Os jornalistas fazem a cobertura possível tendo em consideração as inúmeras actividades realizadas pelas associações.

Comunicação social ajuda a conseguir subsídios

Carlos Silva, presidente da direcção do Académico, considera a comunicação social um parceiro importante, e sublinha que "as associações acabam por conseguir os subsídios para os espaços físicos com a ajuda dos jornais e rádios regionais".
O director da Tribuna Desportiva, Pedro Martins e o jornalista Jorge Pinheiro foram os moderadores do debate que se prolongou por mais de três horas. A discussão foi dominada pelo desporto e pela falta de dinheiro, apesar das tentativas dos moderadores para que isso não acontecesse.
Joaquim Matias, vereador do associativismo na Câmara Municipal da Covilhã, desafiou as associações a ajudarem a comunicação social, enviando notas de imprensa com a máxima informação possível. Para Joaquim Matias "as prioridades de um jornal ou de uma rádio devem ir ao encontro das necessidades da sociedade mas, muitas vezes variam em função de interesses".
A V Tertúlia Academista permitiu um entendimento entre jornalistas e dirigentes associativos. O evento deu início às comemorações do 48º aniversário do Académico dos Penedos Altos para o qual estão agendadas diversas actividades. Até ao dia 30 de Junho vão decorrer vários torneios desportivos e populares. O ponto alto das comemorações será o dia 2 de Junho com a V Meia-Maratona cidade da Covilhã.