Dar a conhecer a música alternativa que nasce na Beira Interior é o objectivo da colectânea "Raia Lounge", apresentada na Covilhã no passado sábado
Concerto de apresentação da colectânea Raia Lounge
Música moderna no Interior

A revista Raia vai lançar a terceira compilação de bandas, na sua maioria desconhecidas do grande público. Depois da apresentação em Castelo Branco, foi a vez da Covilhã.


Por Sónia Balasteiro


O palco do Teatro-Cine foi o local escolhido pela revista Raia para a apresentação da colectânea de música "Raia Lounge" na cidade Covilhã. O concerto teve lugar no passado sábado, 13, e contou com as actuações dos Factor Activo, Oscillating Fan, Dead Tree Valley e Overdrive, quatro das 15 bandas da Beira Interior que integram esta compilação. João Leopoldo, director da revista Raia, explica que objectivo da iniciativa é "dar a conhecer a música alternativa, independente e experimental que se faz no interior do país".
A primeira interpretação da noite coube a Daniel Pires, dos Dead Tree Valley. Um concerto em formato acústico, a solo, facto que o músico justifica pela impossibilidade dos outros três membros da banda estarem presentes. Ainda assim, Daniel Pires aceitou o desafio de actuar sozinho perante as cerca de 140 pessoas presentes. Apesar de algum nervosismo à mistura, o guitarrista e vocalista faz um balanço positivo da sua performance. "Correu dentro daquilo que eu esperava", comenta.
Depois de um som calmo, foi a vez dos Overdrive apresentarem um alinhamento mais pesado, com um estilo ligado ao hard-rock. Este grupo do Teixoso, integra pela primeira vez uma colectânea editada pela Raia.

Raia "tira bandas do anonimato"

Os Oscillating Fan, terceira banda da noite, deram no Teatro-Cine o seu último espectáculo. Os três músicos preparam-se para criar um grupo maior que lhes permita ir mais longe. Com um estilo ligado à música indie, o grupo deu um concerto diferente dos restantes, contando com a presença de duas bailarinas em palco, enquanto os músicos tocavam sentados no chão. Pedro Afonso, vocalista e guitarrista dos Oscillating Fan, congratula a Raia por esta iniciativa: "Desconheço outra aqui na região a fazer este tipo de trabalho. Os três CDs lançados pela revista Raia, já tiraram cerca de 40 bandas do anonimato". Quanto ao público da Covilhã, o músico revela-se satisfeito. "Foi uma sensação muito boa estar perante um público novo, fiquei surpreendido pela positiva", diz.
A fechar a noite subiram ao palco os Factor Activo, banda que conta já com 11 anos de existência. Com alguma projecção a nível nacional e mesmo internacional, este grupo musical vai beber referências ao hip-hop. Defski, vocalista, define o espectáculo na Covilhã como "mais familiar". O último concerto da banda foi no Hard Club, integrado no festival Super Bock - Super Rock.
O público presente ficou satisfeito com a actuação das bandas. "É sempre de louvar este tipo de iniciativas numa cidade com uma actividade cultural tão reduzida", comenta João Matos, aluno da UBI.