A equipa de Futsal Masculino da AAUBI assegurou a presença nas meias-finais do Campeonato Nacional Universitário

Grupo A

AAUBI 4 - IPLe 2
AEUEv 3 - AEINUAF 7
AEIST 5- AAUBI 1
CDIPSe 4- IPLe 4
AEIST 3 - IPLe 0
CDIPSe 1 - AAUBI 8


Grupo B

AEESGIN 4 - AEUEv 3
AEUEv 3 - AEINUAF 7
AEESGIN 5 - AEINUAF 5



Classificações

Grupo A
1º AEIST 9 pontos
2º AAUBI 6 pontos
3º CDIPSe 1 ponto
4º IPLe 1 ponto

Grupo B
1º AEINUAF 4 pontos
2º AEESGIN 4 pontos
3º AEUEv 0 pontos



Meias-finais

AEIST 4 - AEESGIN 6
AEINUAF 3 - AAUBI 2

3º e 4º lugares

AEIST 2 - AAUBI 3

Final

AEESGIN 2 - AEINUAF 11


Ranking final da Zona Sul

1º AAULHT 60 pontos
2º AAUBI 58 pontos
3º AEIST 57 pontos
4ºAEISCAL 55 pontos

 

Torneio de apuramento de Futsal Masculino
AAUBI qualificada para os Nacionais

A presença na fase final dos Campeonatos Nacionais Universitários ficou assegurada com a passagem às meias-finais. A vitória sobre o Instituto Superior Técnico permitiu à AAUBI ficar num grupo, teoricamente acessível.


Por Ricardo Cordeiro


Foi a jogar em casa que a equipa de Futsal Masculino da AAUBI disputou o quarto torneio de apuramento da zona Sul, garantindo a qualificação para a fase final dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU).
O torneio decorreu nos dias 8 e 9 de Abril, com as equipas a ficarem distribuídas por dois grupos. No grupo A figurava a AAUBI, juntamente com a Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST), o Instituto Politécnico de Leiria (IPLe) e o Clube Desportivo do Instituto Politécnico de Setúbal (CDIPSe). O grupo B, incluía apenas três equipas: Associação de Estudantes da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova (AEESGIN), Associação de Estudantes da Universidade de Évora (AEUEv) e Associação de Estudantes do Instituto Universitário Afonso III (AEINUAF).
Cada jogo é constituído por duas partes de 15 minutos ao cronómetro, ou seja, cada vez que há interrupções no jogo, o cronómetro pára. Apuram-se para as meias-finais os dois primeiros classificados de cada grupo.
No grupo A, apurou-se em primeiro lugar a AEIST, com três vitórias. Em segundo lugar, ficou a AAUBI com duas vitórias, por 4-2 sobre o IPLe e 8-1 sobre o CDIPSe, e uma derrota por 5-1 com a AEIST. No grupo B, apurou-se em primeiro lugar a AEINUAF e, em segundo, a AEESGIN.
Assegurada a qualificação para a fase final dos CNU, que se irão disputar na cidade de Guimarães, era importante para a AAUBI alcançar a melhor classificação possível para ficar num grupo mais fácil.

As meias-finais

A primeira meia-final disputou-se entre a AEIST e a AEESGIN. Contra todas as previsões, a equipa de Idanha-a-Nova venceu os seus opositores de Lisboa que entraram em campo com muita sobranceria. Na outra meia-final, a AAUBI esteve a vencer por duas vezes, mas deixou-se empatar perto do final do tempo regulamentar. No período extra de cinco minutos perdeu com um golo de ouro, que apurou de imediato a AEINUAF.
No jogo de apuramento para os terceiros e quartos lugares, era muito importante para a AAUBI vencer, de forma a evitar um grupo complicado nos CNU. A desforra da derrota do dia anterior aconteceu com a AAUBI a vencer a AEIST por 3-2. Na final, teve lugar o resultado mais desequilibrado de todo o torneio, com a AEINUAF a vencer a AEESGIN por 11-2.
Para a AAUBI os principais objectivos foram conseguidos. "Estávamos inseridos numa competição de apuramento para os CNU em que as equipas já estão inicialmente enquadradas. Como já sabíamos os resultados da zona Norte, queríamos encaixar-nos num grupo que teoricamente nos poderia ser mais acessível, o que foi conseguido.
Penso que o balanço acaba por ser positivo", afirmou Arménio Coelho, jogador da AAUBI.