A Memória das Coisas no Paço da Cultura

NC/Urbi et Orbi


No Paço da Cultura da Guarda está patente uma exposição subordinada ao tema "A Memória das Coisas - objectos e afectos".
Esta mostra, sequência de anteriores certames com a mesma temática, apresenta objectos pertencentes à freguesia de Avelãs de Ambom, uma aldeias localizada nos arredores da Guarda.
"A série "A Memória das Coisas" prossegue a tarefa de recuperar o imaginário popular. Desta vez acolhe, apenas, uma aldeia: Avelãs de Ambom, aldeia que tem muito que contar", comenta Américo Rodrigues, Animador Cultural da autarquia guardense, a propósito desta nova exposição.
Luis Figueiró, Presidente da Junta de Freguesia de Avelãs de Ambom, sustenta, por seu turno que esta é a "memória de tempos de partida que espalhou por Portugal e pelo Mundo tantos dos que nasceram em Avelãs e que hoje são em número superior ao dos que aqui residem", acrescentando que o certame associa-se à "memória de um trabalho árduo na agricultura, executado de sol a sol, que garantiu a subsistência de todas as famílias. Hoje campos ignorados, ano após anos lavrados...por chamas de verão".
Esta exposição vai estar patente até ao próximo dia 26 de Abril.