Guarda em festa
Isabel Silvestre no Festival de Abril

Por Victor Amaral


Arrancou esta segunda feira mais uma edição do Festival de Abril, na Guarda, promovido pela Câmara Municipal, com o espectáculo "Um País de Poetas", por José Fanha e José Jorge Letria. Uma homenagem aos poetas portugueses desde o período medieval até à actualidade, de Camões a Vitorino Nemésio ou Manuel Alegre, de Fernando Pessoa a Alexandre O'Neill ou Vasco de Graça Moura.
O momento alto deste festival está reservado para a próxima quarta feira, com um concerto de música tradicional portuguesa com a conhecida Isabel Silvestre. "Eu, a Portuguesa", assim se designa a sua apresentação na Guarda marcada para as 21h30 no auditório Municipal. Identificada com o grupo de cantares da Manhouce e pela sua interpretação, com Rui Reininho, numa canção dos GNR, Isabel Silvestre é senhora de uma voz única. Neste espectáculo é acompanhada por um quinteto essencialmente acústico, dirigido por Pedro D'Orey que também toca guitarras e harpa celta. Juntam-se Jorge Cruz (acordeão), Edu Miranda (bandolim e guitarras), Rui Castro (guitarra baixo) e Fernando Molina (percussões). Do repertório constam músicas de romaria e festa, e canções de trabalho aos romances de raiz tradicional portuguesa. Mas Isabel Silvestre interpreta, à sua maneira, também alguns autores contemporâneos como João Afonso, José Mário Branco, António Variações, Rui Veloso e João Gil, entre outros.

Mostrar às crianças o 25 de Abril

A noite de 25 reserva mais um espectáculo, às 21h30, no auditório Municipal, com o "Grupo Baladas Bailadas". Nascido na sequência de um convite para homenagear José Afonso no aniversário da sua morte, num espectáculo concretizado em Coimbra, em 1998, o Grupo Baladas Bailadas é constituído por Catarina Trota (voz), Helder Bruno (piano), Jorge Queijo (bateria), Miguel Falcão (contrabaixo), Amadeu Magalhães (instrumentos tradicionais) e Helena Lourenço (bailarina).
O festival encerra sexta feira, 26, com uma vertente pedagógica de incutir nas crianças, através do teatro, a importância do 25 de Abril. Em articulação com as Escolas do 1º e 2º CEB do concelho a Guarda, o Bica Teatro apresenta, em duas sessões às 10h30 e 14h30, no mesmo auditório, "Histórias sobre o 25 de Abril". Trata-se de uma viagem pela memória da revolução, que convida à participação e reflexão de todos. Quatro actores traçam um percurso teatralizado com vários quadros alusivos onde se surpreende o público com acontecimentos e personagens. O final é construído com música ao vivo - a partir de uma canção de Sérgio Godinho. Os temas abordados vão desde a Guerra Colonial, a Pide/DGS, a Censura, os Capitães de Abril, a Liberdade e a Democracia, entre outros.