Por Verónica Sousa


Ritmos quentes dos "batuques" aqueceram a noirte de sexta feira, 12, no Teatro-Cine

Na passada sexta feira, 12, o Grupo de Percussão da Covilhã fez a sua primeira actuação no Teatro-Cine. O grupo é constituído por alunos da Escola Profissional de Artes da Beira Interior (EPABI) que finalizaram o seu curso e organizaram o I Estágio de Percussão orientado por Eduardo Lopes, professor na Universidade de Évora e na Universidade de Southampton, Inglaterra. O docente é também autor de algumas das composições executadas.
Entre as interpretações deste grupo estiveram Rythm Song, de Paul Smadbeck e Night Club, de Astor Piazzolla, além de composições de Pat Matheny e David Mancini.
Além dos intrumentos de percussão como a marimba e o vibrafone, alguns temas foram acompanhados por um violoncelo e um contrabaixo. Este instrumento esteve a cargo de João André Piedade, professor na Escola de Jazz do Porto e contrabaixista dos Bandemónio, grupo que acompanha regularmente Pedro Abrunhosa.
O espectáculo consistiu na execução de um repertório vasto, que variou do Jazz ao Rock, passando pelo Samba, entre temas clássicos e contemporâneos. Ritmos que aqueceram a noite de sexta feira no Teatro-Cine.
No final do concerto, organização e Eduardo Lopes mostraram-se satisfeitos com o resultado deste estágio de percussão dos alunos da EPABI.