O Pombal visitou a Covilhã, na primeira volta

Ficha do Jogo

Campeonato Nacional da 2ª Divisão B Zona Centro
32ª Jornada
Estádio Municipal de Pombal
(21-04-2002)

Árbitro: Rui Costa (Porto)
Auxiliares: Jorge Ribeiro
Nuno Gomes

Sp. Pombal: 2
Pedro Duarte; José Carlos, Rodrigo (Nuno Raquete 70m), Luisão, Rodolfo; Pedro Santos, Regueira, Paulo Raquete (Nuno Gonçalves 81m), Canita (Vítor Hugo 75m); Carioca e Hugo Soares.

Treinador: João Carlos Pereira

Disciplina: Cartão amarelo para Pedro Duarte (90m)
Marcador: Hugo Soares (69m e 89m, de g.p)


Sp. Covilhã: 0
Celso; Rui Morais, Alexandre, João Carlos, Marco Abreu; Capelas, Trindade (cap.), Túbia(Hermes 61m), Chalana; Sousa (Filipe Avelar 45m(Zé Carlos 72m) e Riça.

Treinador: João Cavaleiro

Disciplina: Cartão amarelo a Capelas (70m), Hermes(80m), Celso(88m) e Rui Morais(90m)



Classificação:

1º- Sp. Pombal.....65p
2º- Sp. Covilhã.....64p
- Torrense.........63p
4º- Odivelas.........57p
(.......)
20º- Alcains..........18p

32ª Jornada 2ª Divisão B Zona Centro; Sp. Pombl-Sp.da Covilhã
Um adeus à liderança envolto em polémica

O Sp.Covilhã foi a casa do segundo classificado, o Sp. Pombal, e sofreu uma derrota injusta, que o fez perder a liderança. Fica assim tudo em aberto para os últimos seis jogos do campeonato.

Por Francisco Carvalho


Para muitos este era considerado o jogo do título. Vencendo o segundo classificado, o Sp. Covilhã ficava mais à vontade na liderança do campeonato, libertando-se da pressão dos últimos jogos. Mas uma arbitragem medíocre, que prejudicou imenso o Covilhã, levou o Pombal à vitória e ao sonho de subir à II Liga.
João Cavaleiro apresentou uma equipa muito combativa, reforçando o meio-campo e deixando o ataque à tripla, Chalana, Sousa e Riça. O jogo começou muito vivo, cheio de velocidade, com ataques constantes das duas equipas. Num desses ataques iniciais, aos 13', aparece o primeiro lance polémico do jogo. Chalana entra na área e é derrubado por José Carlos. O árbitro não assinala nada, mas as imagens da televisão mostram claramente o toque em Chalana. Na sequência desse lance, o Pombal quase aproveita o desnorte do Covilhã. Carioca e Pedro Santos fazem a jogada de contra-ataque, com este último a centrar para a área, mas surge Capelas a cortar na altura certa. Minutos depois, é a vez de Canita rematar com perigo por cima da barra.
Mas a partir dos 30', o meio-campo do Covilhã começa a controlar jogo, e a criar várias oportunidades de golo. Riça, na sequência de um livre, vê Pedro Duarte quase cometer um frango. Aos 37', Rui Morais tem um lance pela direita e centra para Sousa, que isolado na pequena-área, cabeceia rente ao poste. Já nos últimos instantes da primeira parte, Rui Morais tem de novo um bom lance, mas Riça desperdiça ao rematar por cima, quando se encontrava em boa posição.

Contra-ataques fatais

No início do segundo tempo, João Cavaleiro tenta dar mais criatividade ao meio-campo com a entrada de Filipe Avelar. E é este jogador que inicia o segundo lance polémico da partida, aos 58'. Na marcação de um livre, Avelar cruza para a área, onde João Carlos aparece a desviar a bola do guarda-redes para o fundo das redes. Inicialmente, o árbitro aponta para o centro do terreno, mas por indicação do auxiliar, marca uma pretensa falta do central brasileiro sobre o guarda-redes.
Mas o Covilhã não desarma e Hermes entra para reforçar o ataque serrano. Nesta altura é a única equipa que quer vencer o jogo, mas os contra-ataques do Pombal começam a ser cada vez mais perigosos. Num desses contra-ataques, aos 69', Canita centra para a área, com Hugo Soares a surgir no segundo poste e a encostar para a baliza. A partir deste golo, o Covilhã nunca mais consegue controlar o jogo. Além disso, desperdiça uma oportunidade clara de golo por Riça, que isolado, remata por cima da barra.
Foi a última situação de golo para os leões, que até ao final do jogo sofrem variadas acções de contra-ataque do Pombal. Aos 83', é Alexandre que salva na linha de golo, depois de uma saída em falso de Celso. Mas aos 89', surge a machadada final. Vítor Hugo surge isolado e é travado por Celso na grande área. Hugo Soares na marcação não perdoa, e faz o segundo golo.
Foi um resultado muito injusto para o Sp. Covilhã, que dominou a maior parte do jogo, e que demonstrou muita força e carácter na procura da vitória. Mas a arbitragem encarregou-se de levar o Pombal até à vitória, prejudicando o Covilhã em lances capitais da partida.
Fica assim tudo em aberto na luta pela subida, com o Pombal a beneficiar de estar em vantagem no confronto directo com o Covilhã. Quem também se aproximou foi o Torreense, que está a dois pontos do líder.
Na próxima jornada, a realizar-se na quarta-feira, o Sp. Covilhã recebe o Beneditense.