Por Francisco Carvalho


Inês Monteiro, à direita, conquistou a medalha de bronze no Campeonato Mundial de Corta-Mato realizado em Santiago de Compostela

Inês Monteiro escreveu mais uma bela página do atletismo português, ao alcançar o terceiro lugar na prova de corta-mato que decorreu no dia 7 de Abril em Santiago de Compostela. Trata-se de um resultado brilhante para uma atleta que participou pela primeira vez em competições universitárias de nível mundial.
Numa prova muito difícil, com um terreno pesado e acidentado, a atleta nacional tentou manter-se no grupo da frente desde o início. Esse grupo era constituído por seis elementos, mas na volta seguinte só ficaram quatro atletas a lutar pelas medalhas. Nos últimos 800 metros restavam a romena Costecu, a sul-africana Kalmer e Inês Monteiro. A portuguesa não resistiu ao ataque da romena, que acabou por vencer com 20'07'', e da sul-africana que a seguiu, e terminou com 20'08''. Inês Monteiro cortou a meta pouco depois, com 20'14''. Foi um excelente resultado para a atleta nacional, que utilizou toda a sua experiência para conquistar a medalha de bronze.
Para o seleccionador português, Oliveira Gomes, a jovem atleta lusa fez uma corrida quase perfeita em termos técnicos e tácticos, faltando apenas velocidade na ponta final. Mas sublinha que, para primeira participação a este nível, a actuação de Inês Monteiro superou as expectativas.
Já a atleta portuguesa, mostrou-se muito surpreendida com a sua corrida. Inês Monteiro recorda que partiu para esta prova sem preparação adequada, e afirmou que o sofrimento foi grande para terminar em terceiro, já que o nível da competição era alto e o percurso muito duro.
Para os dirigentes da FADU, o resultado foi positivo e permite alimentar grandes esperanças para a próxima edição que se realiza em 2004 na cidade italiana de Turim.