Conferência sobre Filosofia da Matemática
Docente da UBI estuda Henri Poincaré

Por Paulo Galhardo


O Docente do Departamento de Matemática, Eduardo Castro, apresentou na última quinta feira, 11 uma conferência na qual sintetizou a sua tese de Mestrado. "Divulgação e Filosofia da Ciência na obra de Henri Poincaré" foi o tema em debate.
"Era este o tema da minha tese de mestrado, que apresentei na Universidade Nova de Lisboa, em História e Filosofia da Ciência. Escolhi alguns pontos mais importantes e interessantes para apresentar, nomeadamente a Filosofia da Matemática" salientou Eduardo Castro.
Numa introdução a Henri Poincaré, por muitos é considerado "o último grande sábio do mundo", já que foi filósofo, matemático e físico "relacionando-se com vários campos do saber", Eduardo Castro explicou que hoje há uma tendência para a especialização, o que leva a que o conhecimento afunile. "Há uma espécie de espiral, que nos limita cada vez mais, leva-nos conhecer tudo mas sobre cada vez menos", considerou.
Numa abordagem simples e directa ao tema, contextualizou a obra e o panorama da época, sobre a forma como Henri Poincaré tentou estabelecer um novo paradigma matemático e as objecções que encontrou.
"A afluência e participação a esta iniciativa foi positiva, o auditório estava composto", resumiu Eduardo Castro. "Epero que esta iniciativa abra portas para novas interpretações da obra e das ideias de Henri Poincaré, e que seja cada vez maior e melhor a coordenação e cooperação entre os vários campos, nomeadamente da Filosofia e da Matemática", concluiu.