Professor da Universidade de Bristol na UBI
"A modernidade é o grande Satã"

Na primeira conferência do ciclo sobre "Religião e Sociedade na Pós-modernidade", Steve Fenton conseguiu cativar os estudantes e falou sobre as questões da religião e da etnicidade na era pós-moderna.

Por Rui Castro


Como o Urbi@Orbi adiantou, a UBI acolheu no passado 12 de Abril a primeira conferência destinada a analisar o papel da religião no contexto da pós-modernidade. O conferencista foi Steve Fenton, professor catedrático da Universidade de Bristol, que deu início ao ciclo, com o tema "Ethnicity, Modernity and Religion".
Perante um anfiteatro quase cheio, Steve Fenton começou por abordar "os pontos convergentes e divergentes da religião e etnicidade", aludindo aos conceitos que lhes são inerentes, como raça e nação. Continuou o seu discurso proferindo um juízo sobre a pertinência da ligação entre etnicidade e religião no contexto da modernidade e da pós-modernidade. O orador considera que a última acarreta uma série de crises, tais como "desigualdades entre indivíduos, classes, regiões, países" para além de uma certa amoralidade. "A modernidade é o grande satã", refere o inglês, por isso "temos que questionar um relativismo exacerbado que está na base de muito do pensamento pós-modernista".
Após a intervenção de Steve Fenton, o debate alargou-se a todos os presentes, com Donizete Rodrigues, professor associado da UBI e um dos fundadores deste projecto, a dar o mote para uma discussão acesa.
No final do dia, Donizete Rodrigues mostrou-se satisfeito pela forma como decorreu a conferência, salientando a grande afluência dos estudantes, bem como vários elementos da Academia Sénior, com a qual a UBI tem um protocolo de cooperação.

"Colocar a Sociologia e a UBI num patamar mais elevado"

A organização deste ciclo de conferências, que se prolonga até ao mês de Novembro, teve como objectivo "colocar o curso de Sociologia e a UBI num patamar mais elevado", tanto a nível nacional como internacional. Quem o diz é Donizete Rodrigues, que garantiu o propósito de trazer para a Covilhã este importante acontecimento, de forma a "valorizar uma cidade que se toma à partida como periférica". Houve uma boa recepção por parte da Reitoria e da Fundação para a Ciência e Tecnologia, patrocinadores do projecto, que vai ainda contar com grandes especialistas na área da religião.
A próxima conferência está agendada para as 10 horas do dia 7 de Maio. O convidado é Vítor Pereira da Rosa, sociólogo e professor catedrático da Universidade de Otava, no Canadá, que vai discursar sobre a "Globalização, Religiosidade e Minorias Étnicas".