Uma nova casa para 24 famílias carenciadas
25 de Abril marcado por inaugurações
24 famílias têm casa nova


Por Ana Maria Fonseca


Há mais de 10 anos à espera de casa nova, Francisco José Lucas viu realizado na passada quinta feira, 25 de Abril, o desejo de uma habitação condigna. A antiga casa onde morava com os pais e um sobrinho tinha muita humidade e "mais de cem anos".
Além de chover lá dentro, a casa era também "muito fria".
A nova habitação "dá quase para lá jogar à bola", diz, sem esconder a alegria pela novo lar. Tal como Francisco Lucas, 24 famílias realizaram o sonho de ter uma nova casa, entregue pela Câmara Municipal da Covilhã no aniversário da Revolução dos Cravos.
Eugénia Varandas vivia com os pais numa casa onde não tinha um quarto para a filha. Viúva, para esta mulher uma nova casa representa "uma grande liberdade" e a possibilidade de ter "um cantinho só meu para aqui morar com a minha filha", impossível caso tivesse de comprar casa.
A alegria foi uma constante para aqueles que receberam uma das 24 habitações sociais da Vila do Carvalho. No entanto, garante o presidente da Junta de Freguesia, ainda não é suficiente " perante a carência que esta freguesia tem".
Carlos Pinto, presidente da autarquia covilhanense, assegura que a entrega de habitações no concelho não fica por aqui, uma vez que, "não há mercado na habitação com a resposta que se exigiria e as pessoas mais pobres não têm possibilidade de comprar casa", afirma, acrescentando que este "papel fundamental do município tem sido cumprido, construindo habitação e colocando-a à disposição das pessoas". O edil assegura ainda o lançamento de mais habitações na Vila do Carvalho, referindo que no Tortosendo já estão em fase de construção mais habitações sociais e no Paul está a ser analisada a adjudicação de um empreendimento, o que, sublinha, perfaz um total de cerca de 250 fogos.
No empreendimento da Vila do Carvalho, candidato ao Prémio Nacional de Habitação Social, o autarca garante que a construção é de grande qualidade e, por isso, apela aos que agora ocupam as casas que as estimem e conservem. Estes 24 fogos representam um investimento na ordem dos 250 mil contos.


Acesso à futura Faculdade de Medicina

Um quilómetro de estrada e quatro vias fazem actualmente a ligação entre a rotunda do Hotel Turismo e o pavilhão da ANIL

A avenida Infante Dom Henrique, que liga a rotunda do Hotel Turismo ao pavilhão da ANIL foi inaugurada no fim do dia. Com custos na ordem dos 300 mil contos, dos quais 80 mil foram suportados pelas empresas instaladas naquela zona, esta via de quatro faixas com extensão de um quilómetro irá servir, num futuro próximo, a futura Faculdade de Medicina. Por enquanto, a Avenida Infante Dom Henrique serve a zona de expansão criada naquela área e, na opinião de Carlos Pinto "cria potencialidades de expansão extraordinárias". Proximamente a estrada deverá "expandir-se até ao INATEL", assegurou o autarca.