Câmara dá novas funções a edifício histórico
Antiga moagem vira Casa de Cultura

Numa iniciativa que visa preservar o património arquitectónico da cidade, a Câmara da Covilhã adquiriu o edifício da antiga moagem para o transformar num espaço cultural.

NC/Urbi et Orbi


A Câmara Municipal do Fundão adquiriu o edifício da antiga moagem da cidade, com vista à sua transformação na futura Casa da Cultura. A histórica estrutura, situada na zona nobre da cidade, representa um investimento de cerca de 840 mil euros (aproximadamente 168 mil contos) por parte da autarquia. Exactamente o mesmo preço pago pelos anteriores proprietários quando, em 1990 o adquiriram em hasta pública.
A Câmara, já por diversas vezes tinha equacionado a possibilidade de compra da velha moagem, único exemplo de relevo de arqueologia industrial na cidade, que agora vai assumir novas funções. Segundo Manuel Frexes, presidente da edilidade fundanense, "a autarquia está apostada numa política de preservação do património e, no caso da moagem, tem a intenção de manter a fachada principal, bem como a enorme chaminé industrial adjacente ao edifício".
A Câmara tenciona transformar aquele espaço num futuro Centro de Artes e Ofícios. Infra-estrutura que se prevê contar com, entre outras valências, um museu e um auditório. "Vai ser uma espécie de casa da cultura, onde a educação e o associativismo terão os seus espaços de expressão e apoio", acrescenta Frexes, que pretende ver a obra concluída dentro de três anos.