III Divisão- Sertanense perde segundo lugar
Teixosense assusta Estrela em Portalegre

Depois de estar a perder por três golos, o Teixosense reduz para 3-2, mas não concretiza a reviravolta. Em Peniche, o Sertanense perde e desce à terceira posição.

Rui Delgado
NC/Urbi et Orbi


Debaixo de um calor abrasador, a equipa do Teixoso obteve mais uma "vitória moral". Uma boa exibição manchada apenas pela ineficácia ofensiva que se reflectiu no resultado final. Diante do líder e campeão Estrela de Portalegre, os pupilos de Tó Real não se intimidaram e começaram cedo a causar problemas aos locais. Aos nove minutos a primeira situação de perigo para os locais: Vitaminas endossa a bola a Canário e este corresponde com um forte remate de primeira a rasar a barra. Um minuto depois é o mesmo jogador a cabecear e a bola a ter o mesmo destino. Mas, volvidos cinco minutos, depois uma das mais flagrantes oportunidades da primeira parte e para o Teixosense, Ricardo isolado e a meio do meio-campo adversário, precipita-se e executa um chapéu ao guarda-redes Ferro, mas a bola passa rente ao poste. O Teixosense sem querer tomar as "rédeas" do jogo, através de uma intermediária povoada e de um contra-ataque venenoso ia avisando os locais e, aos 24 minutos, volta a ameaçar o golo: David Nogueira, com um potente remate, obriga Ferro a ceder canto. O jogo ganha de emotividade, e o Estrela responde. À passagem da meia-hora, Ricardo obriga Hélder Cruz a mostrar serviço. Três minutos depois, o guarda-redes serrano repete a defesa a remate de Canário. Refira-se que o guarda-redes Teixosense, foi o mais esclarecido da sua equipa e um dos melhores em campo. Mas aos 37 minutos, o golo inaugural para o Estrela de Portalegre. Dário perde a bola no lado esquerdo numa situação em que a equipa está balanceada no ataque. O esférico é colocado para as costas da defensiva onde aparece Cascavel. O avançado passa por Hélder Cruz e marca. O Teixosense "treme" e, a um minuto de acabar a primeira parte, Moreira isola-se e, ao passar pelo guarda-redes teixosense, é ceifado em falta. Mas, na conversão da grande penalidade, Américo permite a defesa de Hélder Cruz, que soma, assim, quatro penaltis defendidos esta época.

Depois de estar a perder por 3-0, quase empata

A segunda parte começa com uma grande oportunidade para o Teixosense: Real isola David Nogueira, mas o guarda-redes Ferro sai bem e salva o perigo. No minuto seguinte o mesmo jogador tem outra perdida flagrante. Mas se uns não marcam, os outros não perdoam. Aos oito minutos, na sequência de um canto do lado direito, Hélder Cruz soca a bola e na recarga Elói cabeceia para o fundo das redes. Os serranos tentam reagir e sobem no terreno. Mas a equipa da casa aproveita para, em contra-ataque, fazer o terceiro golo. Elói foge pelo lado esquerdo e remata forte sem hipóteses para Hélder Cruz.
Os responsáveis beirões temem, então, o pior: o dilatar do marcador para números assustadores. Mas o Teixosense ganha ânimo e até concentração para reagir. Aos 29 minutos, a equipa de Tó Real reduz: Costa foge pelo lado direito e remata fora do alcance de Ferro. Enquanto Hélder Cruz continuava a defender tudo em grande estilo e segurança, Real com boas desmarcações para as costas da defensiva preocupava os locais e ameaçava marcar. Aos 42 minutos David Nogueira, com um remate colocado, reduz para 3-2. Pairou a expectativa de uma reviravolta, que seria justa mas, na "hora da verdade" os verde-negros voltaram a falhar.
No próximo domingo, 28, o Teixosense recebe a equipa do Torres Novas.

Sernache em situação complicada

Entretanto, em Peniche, o conjunto local complicou as contas do Sertanense. Aos 15 minutos Totas marca para a formação local e os homens de Kikas nunca conseguiram anular a vantagem. O golo solitário do Peniche chegou para angariar os três pontos e sentenciar o recuo da formação serrana para o terceiro lugar, por troca com o Bidoeirense que empatou a duas bolas em Alqueidão da Serra, o próximo adversário dos sertanenses.
O Vitória de Sernache, por seu lado, recebeu o Lourinhanense e não evitou a goleada (0-4). Com a derrota, os beirões continuam vulneráveis a possíveis ataques das equipas abaixo da linha de água, pelo que, qualquer ponto conseguido em Porto-de-Mós, no próximo domingo, será um balão de oxigénio para os homens de Cernache do Bonjardim.