Por Ana Maria Fonseca


O Reitor, Santos Silva e Adriano Moreira durante a cerimónia de atribuição do grau de Doutor Honoris Causa

Reorganizar o ensino superior em Portugal é uma das propostas do ministro da Ciência e do Ensino Superior, Pedro Lynce, que presidiu à celebração do aniversário da UBI na passada terça feira, 30 de Abril.
Referindo-se à "proliferação de cursos" que se verifica por instituições por todo o país, o ministro disse que "é preciso dizer basta", mas garantiu a abertura das três novas licenciaturas da UBI no próximo ano lectivo, sublinhando que "por princípio, vão arrancar", uma vez que foram aprovadas antes da sua tomada de posse.
Pedro Lynce assistiu à cerimónia de entrega de medalhas a funcionários e alunos, e inaugurou as novas instalações provisórias da Faculdade de Ciências da Saúde [ver artigo].
Para o Reitor da UBI, Santos Silva, esta faculdade foi um dos melhores projectos de desenvolvimento do interior. O Reitor apresentou a instituição a Pedro Lynce e apelou ao aval do Ministério para aprovar obras necessárias que esperam apoios, como a Unidade Alimentar do Pólo IV, um Auditório, uma Residência e Unidade Alimentar no Pólo das Ciências da Saúde e uma piscina coberta.
Integradas no Plano de Desenvolvimento em curso até 2006 estão obras como o Complexo Pedagógico de Apoio às Ciências do Desporto, os Serviços Centrais da Reitoria, a nova Residência do Pólo IV e a nova Faculdade de Ciências da Saúde, infra-estruturas já em curso que permitirão melhorar a qualidade dos serviços prestados pela instituição.
Alargar o método de ensino da Medicina praticado na UBI a outras licenciaturas é também uma das metas para o futuro uma vez que, considera o Reitor, este tipo de metodologia, centrada no aluno, "permite contribuir para a reformulação e modernização do Ensino Superior. Só através de uma população mais culta e com maior poder de intervenção se poderá melhorar as condições de vida das populações e combater as assimetrias do País", conclui.


Adriano Moreira, já doutor Honoris Causa pela UBI



Instituições animam tecido social do interior

Adriano Moreira foi distinguido durante a cerimónia com o Doutoramento Honoris Causa pela UBI.
O professor sublinhou a sua "permanente disponibilidade para colaborar nas iniciativas que estejam dentro da minha área de interesse" a realizar na UBI.
Adriano Moreira acredita que as muitas instituições do ensino público, universitário e politécnico que cresceram no interior alteraram em muito "o panorama científico, pedagógico e social do País".
A interioridade, "por dezenas de anos adormecida" está agora "movida pela juventude que animou o tecido social", salientou.
Para Adriano Moreira a educação tem de ser "a primeira linha de batalha a favor do desenvolvimento humano sustentado, da paz pelo direito e do reconhecimento de que cada homem é um valor que não se repete na história da humanidade", concluiu.

Alunos e funcionários recebem prémios

Os funcionários da Universidade que completaram 20 anos de serviço na Instituição e os que entretanto se reformaram receberam uma medalha das mãos do Reitor.
Foram ainda entregues Bolsas de Mérito, Bolsas de Estudo por mérito escolar e bolsas de mérito oferecidas por instituições e empresas exteriores à universidade.
A AAUBI, no ano em que comemora as suas bodas de prata recebeu uma medalha de prata, por atribuição do Senado que "reconhecendo o seu dinamismo e empenho na realização de actividades e o seu contributo para a formação dos seus associados, bem como para a projecção da instituição, deliberou atribuir-lhe a medalha de prata".


[ver artigo relacionado]
Faculdade de Ciências da Saúde
Instalações provisórias inauguradas