Ficha do Jogo

CAMPEONATO NACIONAL DA II DIVISÃO B - ZONA CENTRO

ESTÁDIO MUNICIPAL JOSÉ SANTOS PINTO

35ª Jornada (05-05-2002)

Árbitro: Sérgio Pereira (Porto)
Auxiliares: Joaquim Gomes e Miguel Oliveira

SPORTING DA COVILHÃ - 3

Celso; Rui Morais, Piguita, João Carlos, Marco Abreu; Capelas, Trindade, Chalana; Hélder Gomes (José Carlos, 74m), Riça (Hermes, 66m), Túbia (Tarantini, 55m)

Treinador: João Cavaleiro

C. D. ALCAÍNS - 0

João Miguel; Miguel, Luís Miguel, Tito, Nuno Ramalheiro; Betinho, Lima, Chico, Ricardo Costa; Bruno Matos, Hélio (cap.) (Hideraldo, 66m)

Treinador: Valter Costa

Marcadores: Riça, 36m; Piguita, 52m; Hermes, 93m

Disciplina: Amarelo a Hélio, 35m; Piguita, 62m; Luís Miguel, 73m e 90m; Rui Morais, 83m; Tito, 90m. Vermelho por acumulação a Luís Miguel, 90m.



CLASSIFICAÇÃO

1º Sp. Covilhã ..... 70p
2º Sp. Pombal ..... 69p
3º Torreense ..... 66p
4º Odivelas ..... 61p
5º Ac. Viseu ..... 58p
(...)
20º Alcaíns ..... 21p

Próxima Jornada:
Feirense - Sp. Covilhã

35ª jornada da II divisão B, Zona Centro
Vitória clara dos leões

O Sp. da Covilhã reforçou a liderança no campeonato ao vencer o C. D. Alcaíns por três a zero. Depois desta folgada vitória, os leões estão a três jornadas de poder festejar a subida á II Liga. O Sp. de Pombal venceu e continua a perseguir o primeiro lugar.

Por Rui Castro


No Estádio Municipal José Santos Pinto, jogou-se no passado domingo, dia 5, o derby entre o Sporting da Covilhã e o Clube Desportivo de Alcaíns. A equipa da casa venceu o desafio por três bolas a zero e segurou assim, a liderança na Zona Centro do Campeonato Nacional da II Divisão B.
Os "leões" entraram na partida um pouco nervosos face á necessidade de vencer e perante uma formação cada vez mais última na tabela classificativa e com lugar já assegurado na III Divisão Nacional, na próxima temporada. Contudo, começou bem o C. D. De Alcaíns, dominando os primeiros dez minutos de jogo sem, porém, conseguir oportunidades de golo. A partir daí, foram os serranos que controlaram as operações e criaram verdadeiras ocasiões para marcar. O tão esperado golo surgiu aos 36m por intermédio de Riça. O ponta de lança recebe a bola na grande área do Alcaíns, tira um adversário do caminho e remata de pé esquerdo, fuzilando autenticamente o guarda-redes visitante. Até ao golo, já o Sp. da Covilhã tinha ameaçado a baliza adversária com perigosos remates aos 13, 15, 16 e 22m. A equipa visitante apenas conseguiu no primeiro tempo uma ocasião clara para desfeitear o guardião Celso. Foi aos 28m que Bruno Matos disparou por cima da baliza, quando se encontrava numa posição privilegiada para inaugurar o marcador.
Até ao final da primeira metade da partida, o Sp. da Covilhã continuou na busca do golo, minimizando o adversário e construindo lances de bom futebol. Poderia mesmo ter aumentado a vantagem, nomeadamente por Piguita aos 45m, que falhou incrivelmente á boca da baliza dos visitantes.

Confirmação da vitória na segunda parte

O Sp. da Covilhã ampliou a vantagem para dois golos logo aos 7m do recomeço do desafio, através de Piguita. Chalana cruzou para a área onde apareceu o central a cabecear para o fundo da baliza, redimindo-se desta forma, do falhanço anterior. A vitória parecia segura mas, mesmo assim, os "leões" queriam mais. Lutaram para alcançar o terceiro golo, que esteve próximo quando o recém entrado Tarantini se isolou, rematando, no entanto, ao lado. Também Chalana teve o golo nos pés, após a transformação de um livre directo aos 77m, que obrigou João Miguel a uma defesa espectacular.
A formação visitante tentou também o golo, e só não o conseguiu por culpa de Celso e da barra da sua baliza. Primeiro foi Chico a ensaiar um remate fortíssimo de fora da área que embateu na trave e, aos 78m, foi Ricardo Costa quem pôs Celso á prova, obrigando-o a efectuar uma brilhante defesa. Para o fim estava reservado o terceiro golo da equipa da casa marcado por Hermes aos 93m, que havia entrado a substituir Riça. Marco Abreu marca um livre do lado esquerdo do ataque leonino, João Miguel não segura a bola e esta sobra para Hermes, que só teve de encostar para o fundo das redes e fixar o resultado.
A vitória do Sp. da Covilhã por três golos de diferença, ilustra bem o que se passou no Santos Pinto. A equipa da casa praticou um bom futebol e criou várias oportunidades de golo, pecando apenas na eficácia.
O árbitro Sérgio Pereira e os seus auxiliares realizaram uma boa exibição, com sobriedade e segurança, apesar do excesso de rigor no capítulo disciplinar.