III Divisão- Verde Negros regressam aos distritais
Torres Novas vence no Teixoso

Com a derrota caseira frente ao Torres Novas, o Desportivo Teixosense confirma a descida ao escalão distrital. O Sertanense goleia o Alqueidão e mantém-se na corrida pela promoção.

Rui Delgado
NC/Urbi et Orbi


A história repete-se. O maior domínio do Teixosense não chega para levar de vencida o adversário. E, num dos poucos ataques que consegue, o Torres Novas marca o golo da vitória.
Os serranos entram bem no jogo e ganham vários livres, resultantes de faltas, invariavelmente, cometidas sobre Tinhas. Mas da conversão, quer por David Leite, quer por Real, não resulta qualquer perigo para a baliza de Artur. Aos 21 minutos surge a melhor oportunidade para a turma do Teixoso se adiantar: Real desmarca Dário, este passa pelo guarda-redes, mas a bola sai com demasiada força e perde-se pela linha de fundo. O Teixosense continuava a chamar a si as iniciativas atacantes, mas o Torres Novas vai avisando que não está para colaborar. Eduardo remata forte mas a bola sai rente ao poste com Hélder Cruz batido. No entanto a equipa de Tó Real, explorando as alas e com um meio-campo dinâmico criava mais situações de supremacia e perigo para Hélder, Victor Hugo e seus pares. Aos 32 minutos, Dário centra do lado direito e David Nogueira cabeceia para uma boa defesa de Artur. Mas na resposta é Hélder Cruz que faz uma das defesas da tarde, a remate de Eduardo, e cede canto. Aos 42 minutos, porém, a equipa de Manuel Guedes chega ao golo da vitória. Desacerto da defensiva local, Eduardo intromete-se, faz um bom trabalho e remata para o golo. Na resposta, Pedro Dias, arranca em progressão e, já perto da grande área, remata forte para uma espectacular defesa de Artur. A desvantagem ao intervalo era um castigo demasiado pesado para o Teixosense.

Muito ataque sem concretizar

Na segunda parte o Teixosense vai para a frente na tentativa de virar o resultado. E aos sete minutos, Pedro Dias obriga Artur a defender com dificuldade. Depois disso já o Torres Novas defendia em bloco, todo instalado perto da sua baliza. Os ataques sucediam-se, mas se não era a defensiva adversária a tirar o perigo, eram os teixosenses a falhar.
A entrada de Gonçalo traz novo dinamismo ao Teixosense mas sem resultados práticos. O Torres Novas tenta sacudir a pressão optando pelo alívio de qualquer maneira. Real ainda rema com violência, mas Artur consegue sempre resolver. A força anímica começa a faltar e o Torres Novas ensaia perigosos contra-ataques. Mas também Hélder Cruz e respectiva defensiva não permitem veleidades a Marco e companhia. O apito final do árbitro lisboeta, Armando Branco, ditou a derrota do Teixosense e, em consequência, o regresso ao distrital.

Sertanense prossegue no terceiro posto

O Sertanense prossegue a corrida pela promoção. Os homens orientados por Kikas receberam a turma do Alqueidão da Serra e golearam com chapa cinco. Um resultado que mantém os serranos na terceira posição, com os mesmos pontos do Riachense, que venceu na recepção ao União de Almeirim (2-1), e com mais dois que o Lourinhanense, que triunfou em casa (3-0) sobre o Tomar. Na próxima jornada, domingo, 5, os beirões deslocam-se a Miranda do Corvo, à espera de um deslize dos de Riachos no Alentejo, frente ao Portalegrense.
Já o Vitória de Sernache não conseguiu evitar a goleada na deslocação a Porto-de-Mós. O conjunto da Zona do Pinhal sofreu cinco golos sem conseguir amortizar a diferença e torna-se ainda mais vulnerável a possíveis ataques das equipas aflitas. Na próxima ronda, o adversário não promete ser fácil. O Bidoeirense não é uma equipa de topo, mas também precisa de pontos como de pão para a boca, sob o risco de se aproximar ainda mais da zona de despromoção.