Jorge Bacelar apresentou a sua tese de doutoramento sobre Tipografia
Novo Doutorado no Departamento de Comunicação e Artes
A Tipografia em análise na "Galáxia Fragmentada" de Jorge Bacelar


Por Catarina Moura


A apresentação, marcada para as 9h30, teve lugar na Sala dos Arcos da Reitoria da UBI e foi avaliada por um júri constituído pelos Professores Cadafais de Matos (Universidade Lusíada), Maria Teresa Cruz (Universidade Nova de Lisboa), António Fidalgo, António dos Santos Pereira, José Manuel Santos e António Delgado, docentes na UBI, e ainda pelo vice-reitor Luís Carrilho, em representação do Reitor da instituição.
Durante os três anos que dedicou à elaboração da sua Tese, o principal problema com que Jorge Bacelar se defrontou foi "a falta de especialistas nesta área, em Portugal. Há especialistas em história do livro, na historiografia mais clássica, mas neste domínio, que pretende analisar o próprio objecto da Tipografia, de facto não há especialistas, o que me obrigou a procurar lá fora, nomeadamente em Inglaterra". Ao longo dessa procura, descobriu desde logo que, antes de começar a analisar as normas e as transgressões tipográficas, tinha primeiro que questionar a Tipografia. Um questionamento que o ajudou a definir com mais precisão o tema da sua Tese.

"Um verdadeiro manual de trabalho"

O resultado foi bem acolhido por todos os membros do júri e classificado pelo seu orientador, António dos Santos Pereira, como "um verdadeiro manual de trabalho de composição", útil num tempo em que o desenvolvimento tecnológico, feito de máquinas e programas cada vez mais intuitivos, promete a todos os que os consigam dominar a possibilidade de serem designers, independentemente do talento ou formação que possuam. O resultado é, segundo Jorge Bacelar, "uma verdadeira parada de horrores".
A possibilidade de publicar o seu trabalho é "algo a pensar", embora sublinhe que, se o fizer, não publicará a Tese tal como está, optando por fragmentá-la e publicar algumas partes.
Jorge Bacelar é docente nas licenciaturas em Ciências da Comunicação e Design Multimédia e é um dos investigadores do Labcom - Laboratório de Comunicação e Conteúdos On-line, e do Projecto Akademia - Sistemas de Informação e Novas Formas de Jornalismo On-line. Neste âmbito, acredita que a sua Tese "poderá ser um contributo, no sentido da organização não da informação nas bases de dados mas no modo como ela é organizada e recebida depois pelas pessoas". O docente enfatiza a questão da recepção da informação disponibilizada pela Internet: "seria interessante começar avaliar o modo como as pessoas se movimentam nas várias páginas", conclui.
Neste sentido, o seu projecto mais imediato é "continuar a investigar nesta área, nomeadamente na questão do design de informação. Acho que é mesmo para aí que estou a caminhar".