António Fidalgo

Um jornalismo outro

Mais do que um novo jornalismo, será um jornalismo outro, até porque se questiona nos meios especializados se o jornalismo conhecido pelos termos ingleses de p2p (peer to peer) journalism ou de open source jornalism é jornalismo no sentido tradicional do termo. Refiro-me ao novo tipo de informação que ensaiamos neste momento com o jornal Akademia, www.akademia.ubi.pt, desenvolvido no âmbito do projecto de investigação Akademia em curso no Labcom - Laboratório de Comunicação Online (www.labcom.ubi.pt).
Qualquer pessoa pode registar-se no Akademia e enviar artigos para serem publicados, que, no entanto o podem ser ou não. A responsabilidade da publicação cabe aos moderadores, e daí que haja a distinção entre quem envia o artigo e quem o publica. O envio pode ser feito por um anónimo, mas a publicação, isto é, a decisão de um contributo ser posto on-line, é da responsabilidade de um moderador, identificado e para quem podem ser enviados e-mails.
A vantagem do Akademia reside desde logo na possibilidade de qualquer pessoa poder informar a comunidade de um evento, enviar um artigo, dar uma opinião, fazer comentários aos artigos já enviados, etc. Por outro lado, um leitor pode seleccionar os temas que lhe interessam, e obter com um simples clique o conjunto de artigos apenas de uma determinada área.
Trata-se de um tipo de informação bastante diferente do jornalismo tradicional, só possível no novo meio da Internet. Será este o tipo de jornalismo que os novos meios irão criar? Ninguém sabe. Estamos no reino das tentativas. É por isso que se trata de um projecto de investigação. Antes do mais é um experimento.
De qualquer modo, começamos agora. Oxalá a iniciativa resulte. Uma boa parte do seu sucesso depende da participação dos próprios leitores.