Por Ana Maria Fonseca


D. António dos Santos, Bispo da Guarda, abençoou os finalistas

A Benção das Pastas juntou este ano cerca de 400 alunos finalistas e suas famílias que acorreram ao Jardim de Nossa Senhora da Conceição, em Santo António, logo pela manhã.
Milhares de pessoas assistiram à cerimónia onde os alunos que terminam este ano a sua licenciatura na UBI foram abençoados por D. António dos Santos, Bispo da Guarda, que presidiu à celebração. A data coincidiu com o dia das Comunicações Sociais e o Bispo apelou aos finalistas que apliquem através do bem o saber apreendido durante o percurso universitário.
Os alunos ofertaram símbolos da sua licenciatura, pedindo protecção para a nova etapa que os espera.
Este ano o sol brilhou durante toda a manhã, iluminando os ainda estudantes de 17 licenciaturas.
A emoção tomou conta de finalistas, pais e amigos que assistiram à cerimónia.

Fotografias da cerimónia >>

No dia anterior, sábado, foram muitos os que regressaram à cidade universitária para receberem os seus diplomas de licenciatura.
Mais de 150 ex alunos dos 427 que concluíram a licenciatura em 2000/2001 regressaram à Covilhã e à UBI para participar na cerimónia de entrega de diplomas.
Santos Silva, Reitor da UBI, saudou os licenciados e apelou a uma "ligação contínua à instituição". O reitor agradeceu aos pais pelo apoio prestado durante os anos do curso num tempo que "não é fácil" e em que muitos pais fazem "grandes sacrifícios para que os filhos concluam a sua licenciatura", apesar de a UBI ser uma das instituições em Portugal que tem maior percentagem de alunos bolseiros, 35 por cento.


157 licenciados pela UBI em 2001 receberam os seus diplomas



"Licenciados nesta casa são os nossos melhores embaixadores"

Santos Silva revelou alguns dados curiosos sobre a frequência universitária, começando por dizer que a maioria dos alunos conhece muito bem a UBI, uma vez que "passou aqui mais tempo do que seria necessário para concluir a sua licenciatura".
Em média, referiu o reitor, as raparigas demoram 7,2 anos para concluir a sua licenciatura, enquanto os rapazes demoram 7,4. Um "excesso de tempo" que Santos Silva relaciona não só com o divertimento, uma vez que afirma ter sempre a "preocupação de abrir bares nos novos edifícios da instituição", pois considera muito importante "o convívio entre alunos e entre docentes", mas às deslocações constantes dos estudantes. Numa universidade em que cerca de 80 por cento dos alunos são deslocados, Santos Silva diz ser "problemático que os alunos partam para as suas casas à quinta feira e regressem à segunda feira", porque é preciso "passar mais tempo na universidade". Assim, apela aos pais para que os alunos permaneçam na cidade durante o maior período possível e apresenta dados que confirmam este problema.
Nas taxas de aprovação fornecidas pelos serviços académicos, 76 por cento dos alunos avaliados são aprovados. No entanto, apenas 56 por cento dos alunos inscritos nas várias disciplinas obtém aprovação, o que indica que faz falta a presença dos estudantes na universidade e em momentos de avaliação.
Santos Silva deixou ainda uma mensagem aos licenciados, esperando que continuem a frequentar este espaço e a dialogar com os mais novos, e acrescentando que "os licenciados nesta casa são os nossos melhores embaixadores".
A UBI tem neste momento mais de 4 mil e 500 alunos a frequentar cursos de licenciatura e 500 alunos de pós-graduação.