Por Sónia Balasteiro



Alguns dos boletins municipais a concurso

A Covilhã recebeu, pela primeira vez, técnicos autárquicos vindos de todo o país para o I Encontro Nacional de Comunicação Autárquica e XIII Encontro Nacional de Boletins Municipais. O evento teve lugar no Hotel Meliá Confort D. Maria e decorreu entre os dias 8 e 11 de Maio. A realização do encontro nesta cidade vem no seguimento de uma proposta feita pela Câmara Municipal da Covilhã na edição do ano passado, realizada em Lagos.
Do programa deste ano, organizado pela CMC e pela ATAM (Associação de Técnicos Administrativos Municipais), destaca-se a variedade dos temas expostos pelos oradores convidados e a forte participação nos debates pelos intervenientes. Foram discutidos temas como o papel dos novos meios informáticos na divulgação da vida autárquica, o património histórico como motor da comunicação municipal, o papel do design na concepção dos boletins e a análise da informação municipal nos média, entre outros. Para Paulo Passos, designer da Câmara Municipal de Abrantes, este encontro foi bastante instrutivo. "É importante falar de design na concepção do boletim municipal", refere.
Além das conferências e à semelhança do que tem acontecido nas edições anteriores, houve também uma mostra de boletins que estiveram a concurso durante o encontro. O boletim "Covilhã Municipal" foi considerado o melhor dos 150 boletins expostos.Carlos Pinto, Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, revelou-se satisfeito com a grande participação no evento e com o prémio ganho pelo "Covilhã Municipal", referindo que esta vitória representa "um grande incentivo para aqueles que fazem o boletim". O segundo e terceiro lugares couberam aos boletins de Abrantes e Mafra, respectivamente.
O encontro terminou com um balanço bastante positivo. No jantar de encerramento Nuno Santos, redactor do boletim de Almada, congratulou em nome dos participantes a Câmara da Covilhã e a ATAM pela organização e pelo acolhimento, assim como pela "qualidade atingida por este evento". É já certo que o próximo encontro se realizará em Mafra.

 



Site da Câmara entre os melhores da Europa



O site da Câmara Municipal da Covilhã foi considerado um dos 50 melhores dos 15 países da União Europeia. Segundo um fax recebido na autarquia, assinado pelo Director-Geral da Sociedade de Informação da Comissão Europeia, a pagina da Câmara da Covilhã foi
seleccionada entre 700 sites locais, regionais e governamentais.