Por Marco António Antunes


"A palavra é comum e integradora", sublinha Rui Bogalheiro

"A Filosofia promove a formação pessoal e social no plano curricular do Ensino Secundário", defende Rui Proença Bogalheiro. O novo Mestre em Educação defendeu a tese "A Formação Pessoal e Social na Disciplina de Filosofia, da Teoria à Prática", na UBI, na tarde de 4 de Maio.
O objectivo da tese é "tematizar a Filosofia, no quadro da formação pessoal e social, e propor estratégias de intervenção pedagógica no processo de ensino-aprendizagem da Filosofia". O júri aprovou Rui Bogalheiro, por unanimidade, com a classificação de Muito Bom.
A primeira parte da tese analisa o enquadramento legal da formação pessoal e social, no âmbito da Lei de Bases do Sistema Educativo. "Legalmente, a formação pessoal e social é de natureza transdiscidiplinar com conteúdos e actividades repartidos em todas as componentes curriculares", explica Rui Bogalheiro. A Filosofia melhora a formação pessoal e social numa educação para a cidadania democrática. "O Eu diz a palavra e é capaz de ouvir o outro. A palavra é comum e integradora", sublinha.
A segunda parte reflecte sobre a relação mútua de aprendizagem professor-aluno. "O docente de Filosofia selecciona estratégias, actividades e recursos necessários a uma avaliação e intervenção pedagógica", defende Rui Bogalheiro.
A terceira parte apresenta duas propostas práticas de intervenção pedagógica na formação pessoal e social. "A dimensão ético-política imprescindível à compreensão da experiência social, a análise da violência e agressividade são estratégias para a educação democrática da cidadania", garante.
Presidiu ao júri Ana Maria Ussman, professora associada no Departamento de Gestão e Economia da UBI. Arguiu a tese Manuel Loureiro, professor associado no Departamento de Psicologia e Educação da UBI. Orientou a tese Alice Fontinha, professora associada jubilada do Departamento de Psicologia e Educação da UBI. Manuel Ferreira Patrício, professor catedrático e Reitor da Universidade de Évora integrou também o júri.