Concurso gastronómico entre Junho e Agosto
Restaurantes servem pratos típicos

Por Ana Maria Fonseca


Entre os meses de Junho e Agosto vai decorrer na Covilhã um concurso gastronómico, que tem como objectivo a promoção da gastronomia e vinhos regionais.
A qualidade dos produtos, que devem ser essencialmente da região, o sabor, a apresentação, a harmonia dos pratos com os vinhos, o atendimento, a afabilidade e a simpatia, a limpeza do restaurante, a celeridade e a relação qualidade, preço estarão em análise por parte do júri que só será tornado público aquando da entrega dos prémios, em Outubro.
Para além de um diploma que será atribuído aos restaurantes que integrem o concurso, haverá um prémio de 1500 euros para o primeiro lugar, 1000 euros para o segundo e 500 euros para o terceiro, além de um diploma de ouro, prata e bronze, respectivamente.
Depois de se inscreverem, os restaurantes que forem seleccionados para competir serão obrigados, durante esses três meses, a ter "um menu com características regionais, devidamente identificado à porta dos restaurantes. Nesse menu terão de constar vinhos regionais, escolhidos e adequados para acompanhar as refeições", explica a vereadora com o pelouro da Cultura, Maria do Rosário Rocha.
Depois de uma pré-selecção, que "não será selectiva em termos de aparência, mas de qualidade", um júri, constituído por cinco elementos nomeados pelo presidente da autarquia vai passar, durante o período em que decorre o concurso, anonimamente, pelos restaurantes.
A Câmara Municipal participa financeiramente com o montante dos prémios oferecidos, num total de 3 mil euros, e está também encarregada da divulgação do evento que "pretende valorizar a gastronomia do nosso concelho", salienta a vereadora, acrescentando que muitas vezes "nem os turistas, nem as pessoas que aqui vivem sabem quais são os pratos típicos".
"Actualmente já temos uma restauração de alguma qualidade que precisa de ser promovida", conclui.