Uma visão sobre a renovada Praça do Município
Praça do Município dada com exemplo em revista nacional
"Modelo bem conseguido"

O novo Pelourinho foi elogiado pelo Centro Português de Design e vai ser analisado na Ordem dos Arquitectos.


Por Viviana Vieira


A nova Praça do Município da Covilhã, um projecto do arquitecto Nuno Teotónio Pereira, que chegou a gerar alguma discussão por parte dos covilhanenses, devido, principalmente, ao arranjo urbanístico da rotunda, situada frente ao edifício dos Paços do Concelho, acaba de merecer uma honrosa referência na revista de Abril do Centro Português de Design (CPD). Aquela publicação classifica a praça entre um conjunto de projectos de renovação e concepção de espaços urbanos considerados "modelos bem conseguidos", revelou a vereadora com o pelouro da Cultura, Maria do Rosário Rocha. De acordo com a vereadora, o CPD, que tem vindo a dar grande relevância à área do design de ambientes exteriores, considera a obra da Covilhã "exemplar pelas soluções encontradas". A revista do CPD, que avalia o design de espaços públicos, "serve de guia técnico aos profissionais do sector", acrescentou.
Aproveitando a construção de um silo de estacionamento, a Câmara decidiu reorganizar toda a superfície, criando assim dois espaços distintos, tirando partido do desnível existente e cada qual "com uma vocação e carácter próprios", refere a publicação, e acrescenta, "Por um lado, a Praça do Município, consagrada à circulação de veículos mas dotada de um tratamento nobre e solene, e enquadrada por edifícios de maior monumentalidade, por outro, o Largo do Pelourinho, para uso pedonal, vocacionado para ponto de encontro e de convívio, dotada de equipamento adequado".
A vereadora da Cultura disse ainda que o novo centro vai ser tema de um debate, na Ordem dos Arquitectos, na noite da próxima quarta feira, 22. Neste debate estará presente toda a equipa responsável pela obra, composta pelos arquitectos Nuno Teotónio Pereira, Paulo Guerra, Luís Cabral, Maria João Pinto e a escultora Irene Buarque.