Segundo lugar para Portugal
Coro Misto da Covilhã conquista medalha de prata

O Coro Misto da Covilhã, conquistou a medalha de prata no 4º Concurso Internacional de Coros Robert Schumann, que terminou este Domingo, em Zwickau, na Alemanha, e que reuniu grupos corais de vários pontos do globo.

Por Viviana Vieira


O coro da Associação Cultural da Beira Interior (ACBI), representou Portugal na prova final que reuniu coros de 19 países, seleccionados pelo júri após uma pré-audição dos respectivos trabalhos discográficos.
"Estar nesta fase final já era uma vitória", afirmou Luís Cipriano, maestro do Coro Misto da Covilhã e presidente da ACBUI, no final do certame. "Conquistarmos o segundo lugar dá-nos uma grande satisfação e motivação para o futuro, pois a concorrência estava ao mais alto nível", acrescentou.
Nos três concertos da prova, o coro apresentou uma peça obrigatória de Brahams, intitulada "Sufler Mai", uma peça popular, "Trai-Trai" e uma outra, "Avé Maria", composta propositadamente por Luís Cipriano para apresentar no concurso.
O maestro mostra-se crítico quanto à falta de apoios do Estado português à participação neste tipo de iniciativas internacionais. O Coro Misto da Covilhã, "teve que realizar vários concertos, previamente, para angariar receitas para esta deslocação" e contar com o apoio de "alguns empresários da cidade".
Esta situação não se verificou com outros países, "Estivemos lado a lado com países mais pobres, como a Macedónia ou a Rússia, em que a participação dos coros foi totalmente suportada pelo respectivos Governos", comentou.
Na deslocação à Europa Central, durante a qual o coro actuou ainda na República Checa, saíram dos "bolsos" do coro cerca de 25 mil euros, havendo um apoio de 1750 euros da Câmara da Covilhã e outro de 2 mil euros do Instituto Português da Juventude.
"Levamos uma medalha de prata para Portugal, mas quem manda em nós, se calhar, nunca ganhou sequer uma medalha de cortiça", criticou Luís Cipriano, acrescentando: "Não esperamos que a política cultural mude, porque vivemos num país onde se vota no menos mau". O Coro Misto está de regresso à Covilhã, e prepara-se para representar Portugal nas Olimpíadas Corais a realizar na Coreia no final do ano.