Em homenagem ao mestre cantor da Sé, João José Baldi
Festival de música erudita na Guarda

Por Victor Amaral


Um recital de oboé e piano abriu, na passada quarta feira, o Festival de Música João José Baldi, na Guarda, em homenagem ao mestre cantor da escola de música da Sé da cidade mais alta.
O concerto inaugural foi protagonizado por Pedro Ribeiro e José María Parra, naturais de Felgueiras e Espanha, respectivamente. O primeiro iniciou os seus estudos de oboé na ARTAVE concluindo a licenciatura na Escola Superior de Música do Porto. Tem realizado concertos a solo com diversas orquestras, como a Orquestra Gulbenkian, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Musicare, entre outras. Actualmente é segundo oboé da Orquestra Gulbenkian e membro do Quinteto Artziz desde a sua formação. Foi distinguido pelo Ministério da Cultura com o "Prémio Revelação Ribeiro da Fonte", na área da música.
José María Parra concluiu o curso superior de piano no Conservatório Superior de Música de Madrid. Apresenta-se com regularidade quer como solista, quer integrado em agrupamentos como o "Amoenus Quartet", o duo com o violoncelista Miguel Rocha e o duo com a soprano Cecília Fontes. Foi pianista acompanhador na Northwestern, em Chicago, onde também obteve o grau de Mestrado em "Piano Performance and Pedagogy".
O festival continuou, com um recital de piano por Grazia di Venere. A artista nasceu em Bari, Itália, iniciou os seus estudos de piano aos 8 anos e obteve o diploma em 1993, com a classificação máxima, louvor e menção honrosa no Conservatório "N. Piccini" de Bari. Ganhou vários prémios em concursos pianísticos italianos. Além do piano estudou também música antiga, obtendo o diploma em cravo. Ensinou vários anos piano e formação musical em diferentes escolas italianas. Foi ainda professora de piano no Conservatório Regional de Ponta Delgada, nos Açores, e actualmente é professora de piano na Escola de Música do Colégio de S. José, na Guarda.