Pode visitar o Museu Virtual da Guarda, a três dimensões, em www.museudaguarda.ipg.pt
IPG desenvolve projecto inovador
Museu da Guarda tridimensional através da Internet


Por Victor Amaral


Visitar o Museu da Guarda, sem sair de casa, com imagens a três dimensões, é o resultado de um projecto inovador apresentado sábado passado na cidade mais alta, dia Internacional dos Museus, nascido de uma iniciativa conjunta entre o Instituto Politécnico e o Museu locais, iniciado em Fevereiro do ano passado.
A partir de agora é possível fazer uma viagem pelo espaço e pelo acervo museológico, através da Internet no endereço www.museudaguarda.ipg.pt, tendo à disposição, de forma integrada e interactiva, os vários tipos de informação multimédia de texto, vídeo, áudio, imagem, gráficos e animação.
Dulce Helena Borges, directora do Museu, destaca a importância do projecto explicando que "os museus têm de se adaptar às novas exigências do público e solicitações da sociedade contemporânea". A responsável sublinha que a originalidade do projecto do "Museu Virtual" reside na sua apresentação tridimensional, quando regra geral projectos semelhantes não vão além de planos de 360 graus. Esta porta aberta à globalização não deve significar, segundo Dulce Helena, que o Museu perca a sua original vocação de recolha, conservação, divulgação e exposição, ao vivo, das suas colecções. Mas esta nova acessibilidade "é motivadora para se visitar o museu porque a imagem, por mais real que seja, é sempre diferente da interacção que se gere com o contacto directo".
Jorge Mendes, presidente do IPG, e José Carlos Miranda, docente da Escola Superior de Tecnologias de Gestão, responsável pelo projecto, destacam a mais valia das tecnologias à disposição dos alunos naquele estabelecimento de ensino, que permitem, no caso, a possibilidade de novas abordagens aos objectos expostos nas colecções de arqueologia, escultura, pintura, cerâmica, armaria, etnografia, entre outras, do Museu da Guarda.