Prova insere-se no Campeonato Europeu de Montanha
Piloto de luxo na Rampa

A Covilhã recebe a Rampa Internacional da Serra da Estrela nos dias 25 e 26 de Maio. A prova conta para o Campeonato Europeu de Montanha, o que já não acontecia há mais de 20 anos.

Por Viviana Vieira


O campeão europeu de montanha em automobilismo, Franz Tschager, está inscrito para a Rampa da Serra da Estrela, agendada para o fim-de-semana de 25 e 26 de Maio, revelou o presidente da Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE), organismo que promove a prova.
A rampa, a realizar na Covilhã, na estrada de acesso às Penhas da Saúde, a partir da zona do Estádio Municipal José Santos Pinto, conta para o Campeonato Europeu de Montanha da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), sendo esperados cerca de 80 participantes, incluindo alguns dos principais pilotos europeus. A última vez que a Rampa da Serra da Estrela contou para o Campeonato da Europa foi há mais de vinte anos.
Ao conseguir trazer para a cidade da Covilhã uma das competições automobilísticas mais conhecidas e das mais importantes do calendário internacional que actualmente se realiza no nosso país, Jorge Patrão, presidente da RTSE realiza um objectivo que perseguia há cerca de três anos e que teve como principal aliado o titular do Automóvel Cube de Portugal (ACP), António Matos Chaves.
A Rampa Internacional da Serra da Estrela será a terceira das 11 provas do calendário europeu da FIA. Segundo Jorge Patrão, a decisão da FIA "é uma excelente prenda" para os 14 municípios que constituem a RTSE. Aquele responsável considera que o regresso da competição internacional à Serra da Estrela "trará muitos benefícios à região". Para o presidente do Automóvel Clube de Portugal, António Matos Chaves, a integração da Rampa da Estrela no Europeu representa "um justo prémio para a Beira Interior".
Os custos com a iniciativa rondam os 45 mil euros, subsidiados pela Câmara Municipal da Covilhã e pela RTSE em partes iguais. Em termos operacionais, a organização da prova está entregue ao Automóvel Clube de Portugal.
Devido à realização da rampa, durante o fim-de-semana de 25 e 26, a estrada de ligação entre a Covilhã e as Penhas da Saúde (EN 339) vai estar cortada ao trânsito desde o antigo hospital da cidade até ao posto de vigia de incêndios. A organização da Rampa da Serra da Estrela, com o apoio da Câmara Municipal da Covilhã, vai disponibilizar autocarros gratuitos para o público interessado em assistir à prova. Os transportes vão circular desde as Penhas da Saúde até à zona da meta, junto ao antigo Sanatório.