III Divisão- Teixosense despede-se com derrota
Sertanense garante II Divisão por um golo

Sertanense sofre mas consegue a promoção pela vantagem de um golo em Cernache do Bonjardim. Teixosense recebe Alqueidão "condenado" e despede-se da III com 21 derrotas.

Rui Delgado
NC/Urbi et Orbi


O último jogo do Teixosense na III Divisão não correu bem para os pupilos de Real. A derrota aconteceu mesmo em sua casa. Duas equipas despromovidas entraram em campo desinibidas, sem nada a perder e dispostas a proporcionar um bom espectáculo diante do pouco público presente.
O Alqueidão entrou melhor e dispôs de boas oportunidades para marcar. Mas a inoperância atacante e o protagonismo de Ortiga e respectiva defensiva, negaram o golo. Real fez alinhar alguns jogadores menos utilizados e não pôde contar com duas peças importantes, David Leite e Gonçalo, castigados, para além de fazer alinhar o guardião Jorge Ortiga em detrimento do titularíssimo Hélder Cruz. O goleador da equipa, David Nogueira, lesionado, deu lugar a Mirandela.
Costa ameaçava de livres. Mirandela rematava para uma boa defesa do guarda-redes Tita. Mas alguma monotonia tomou conta do desafio, devido ao calor e, essencialmente, ao difícil campeonato que realizaram. Em virtude disso, o futebol decaiu de qualidade. Ainda assim, Miguel, avançado do Alqueidão da Serra teve nos pés duas boas oportunidades para marcar, mas rematou ao lado.
A segunda parte trouxe mais criatividade ao jogo. E a primeira oportunidade aconteceu para o Teixosense. Real centra para Costa cabecear à figura de Tita. O ataque da casa, nem sempre intenso e conciso, origina rápidos e perigosos contra-ataques. E , por isso, é com alguma naturalidade que surge o golo dos forasteiros. Cruzamento do lado esquerdo, Ortiga não consegue interceptar e Zito marca. Pouco depois é novamente Miguel a proporcionar uma boa defesa a Ortiga que, logo depois, é obrigado a aplicar todos os seus reflexos na intercepção de um livre directo. Na resposta, Pedro Dias, o melhor jogador do Teixosense, remata com força e colocação, mas Tita nega o golo do empate. O jogo aproxima-se do fim. E quase a acabar Óscar cabeceia com perigo, mas por cima da barra. O apito final do árbitro ditou confirmou a derrota do Teixosense, diante de um adversário que, apesar de "condenado", foi perigoso e rápido.

Sertanense sofre até ao fim

Na Sertã, por outro lado viveram-se momentos dramáticos apesar do triunfo sobre os rivais de Cernache do Bonjardim. A turma de Kikas marcou muito cedo, aos sete minutos, por Marco Simões, mas depois os visitantes não deram espaço e placard não sofreria alterações até final. Situação que fez os adeptos beirões temer o pior. É que o Riachense precisava de vencer o Caranguejeira por cinco golos de diferença para ultrapassar a turma da Sertã e o resultado cifrava-se em 6-2. Marca que não se alteraria, apesar do exagerado período de compensações dado pelo árbitro da partida.
O Sertanense acompanha, então, o Estrela de Portalegre na subida à II Divisão B (Zona Centro) pela vantagem de um golo sobre a formação de Riachos, uma vez que terminaram o campeonato com o mesmo número de pontos. De regresso aos distritais está o Teixosense. Assim, na próxima temporada, o distrito vai ter o mesmo número de representantes na competição: O Vitória de Sernache, que se mantém, a Desportiva da Estação, promovida do Distrital, e o Desportivo de Alcains, despromovido da II B.