Sub-região de Saúde da Guarda é a primeira a ser abrangida
Formação e novos equipamentos para acabar com falsas urgências

Evitar o congestionamento das urgências e melhorar o atendimento aos doentes em cada um dos Centros de Saúde do distrito da Guarda. É o objectivo do "Projecto de Formação na Área de Urgência e Emergência", que arranca na cidade mais alta no próximo dia 3. É um projecto pioneiro a nível nacional, pela mão da Administração Regional de Saúde do Centro, com cobertura financeira de fundos comunitários.

Por Victor Amaral


"Cerca de 50 por cento das situações de urgência não se justifica que cheguem ao hospital da Guarda". É a partir deste facto que José Cabeças fala num projecto pioneiro para a Região Centro que engloba formação médica e aquisição de novo equipamento para os 91 centros de saúde, também considerados Serviços de Atendimento Permanente (SAP), 14 deles no distrito da Guarda.
O presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro esteve na passada quarta feira na Guarda, a primeira sub-região a receber o projecto, onde explicou os objectivos de um programa com custos totais de 600 mil contos, já com apoios garantidos da Comunidade Europeia em 100 por cento, na formação, e 75 por cento na aquisição de material.
A primeira fase passa pela realização de cursos de formação destinados a médicos e enfermeiros, que, na Guarda, começa dia 3 de Junho, seguindo-se a respectiva instalação de novos equipamentos, a fim de ser melhorada a resposta às necessidades de doentes, concelho a concelho. Esta é, para José Cabeças, a grande oportunidade para que exista "maior autonomia dos SAP's" e se evitem inúmeras transferências de doentes que afunilam o serviço de urgência do hospital distrital.
Numa segunda fase do projecto, para já apenas teórica e nunca num horizonte inferior a cinco anos, é ligar todos os SAP's com os hospitais distritais e, nalguns casos, centrais, através do sistema informático de telemedicina.

"Saúde XXI" pode ser adoptado noutros locais

Deverão ser abrangidos, com esta formação, 124 médicos, 116 enfermeiros num total de 15 cursos, para além de acções de formação de reciclagem. O responsável da ARS Centro reforça a importância da iniciativa, única a nível nacional mas passível de vir a ser adoptada por outras administrações regionais, no âmbito do programa governamental "Saúde XXI", por representar "um trabalho a partir da base, das urgências básicas em cada um dos centros de Saúde".
Negando qualquer oportunismo político, numa altura em que deverão ser nomeados outros responsáveis nas ARS's, José Cabeças explica que o projecto foi apresentado há cerca de um ano, em Coimbra, estando já a decorrer cursos noutros distritos, embora com menos dimensão do pacote que vai avançar na Guarda. Reforça esta justificação António Matos, enfermeiro destacado naquela estrutura de saúde para tratar, especificamente, deste processo, com a designação de "Projecto de Formação na Área de Urgência e Emergência".
A reformulação à vista, ao nível das urgências básicas, deixa satisfeito Fernando Girão. O coordenador da sub-região de saúde da Guarda destaca que este projecto vai permitir aos SAP's concelhios ficar com condições pessoais e técnicas para melhor responderem a casos de doença grave ou aguda. "É uma mais valia para minimizar a sobrecarga de doentes no hospital distrital", diz Girão para quem os cursos, que durarão aproximadamente um ano, vão permitir na melhoria das respostas médicas, uma vez que a maior dos médicos dos 14 Centros de Saúde tem entre 20 a 25 anos de serviço.
Todos parecem confiantes de que, face à pertinência do projecto, os novos governantes não ponham em causa a sua efectivação. Até porque, como justifica José Cabeças, é um compromisso da própria Comunidade Europeia em termos financeiros, aguardando-se apenas a homologação, por parte do ministério, da componente de apetrechamento técnico dos centros de Saúde.