As XI Jornadas de Informática decorrem até à próxima sexta feira, 24
XI Jornadas reúnem núcleos de várias universidades
Passado, presente e futuro da informática em debate

Começaram ontem as XI Jornadas de Informática organizadas pelo NINF. Ao longo desta semana, o passado da informática é revisto através de uma exposição, o presente passa pelas jornadas e o futuro será abordado pelos oradores.


Por Laura Sequeira


"Passado, presente e futuro da Informática" é o tema das XI Jornadas de Informática da Universidade da Beira Interior (UBI), organizadas pelo NINF, Núcleo de Informática da UBI. As jornadas tiveram início ontem, segunda feira, dia 20 e prolongam-se até dia 24.
A sessão de abertura contou com a presença de núcleos de vários pontos do país que vieram assistir ao I ENNI, Encontro Nacional de Núcleos de Informática, que tem como objectivo "debater os problemas que afectam todos os estudantes de informática", como refere Nuno Garcia, presidente do NINF.
As jornadas têm um programa que passa pela exposição, por parte de oradores convidados, daquilo que poderá vir a ser o futuro da informática. Um dos principais oradores é José Magalhães, deputado da Assembleia da República, que vai falar sobre "o futuro da democracia na Internet". O passado da informática pode ser visto através de uma exposição sobre "Informática Antiga", que estará patente no átrio do Bloco VI.
O NINF decidiu integrar nas jornadas uma feira de informática (que conta com sete expositores), uma feira do livro e um peddy paper, que irá decorrer pelas instalações da UBI durante o último dia das jornadas.
Pela primeira vez, a entrada nas jornadas vai ser gratuita e aberta a quem tiver curiosidade, daí que o NINF espera uma larga adesão por parte de alunos, docentes e curiosos.