Por Viviana Vieira


A galeria de exposições temporárias do Museu de Lanifícios

O Museu de Lanifícios da UBI pertence à Rede Portuguesa de Museus.
O projecto de candidatura foi entregue em Junho do ano passado, mas só na sexta feira, 17, a decisão foi apresentada formalmente, numa cerimónia presidida pelo ministro da Cultura, Pedro Roseta, no Museu Nacional de Arte Antiga.
A iniciativa de apresentar a candidatura partiu dos responsáveis pelo Museu de Lanifícios, que elaboraram e apresentaram a candidatura. O museu foi visitado duas vezes por membros da rede portuguesa de museus, que avaliaram a estrutura e a respectiva candidatura. O organismo reconheceu que o museu, dos cerca de trinta que se apresentaram, estava apto a pertencer à Rede Portuguesa.
Juntamente com o museu da Ciência e da Técnica da Universidade de Lisboa , este é a única infra-estrutura que não pertence ao Ministério da Cultura e está classificada como Museu Universitário, dependendo exclusivamente do Ministério da Educação e que actualmente faz parte da Rede Portuguesa de Museus. Este estatuto permite-lhe partilhar e usufruir de informações com outros museus.
Para além deste alargamento técnico, Elisa Pinheiro, directora do Museu de Lanifícios, fala da importância deste título, referindo que "é um reconhecimento estar credenciado, para se poder intitular de museu", acrescentando que " esta autenticação vai permitir uma maior divulgação, que trará benefícios, nomeadamente mais visitantes, além de dar prestigio à universidade"
Elisa Pinheiro falou ainda as obras actualmente em curso para novos núcleos, nomeadamente o da industrialização e também para as instalações definitivas do centro de documentação e arquivo histórico.