Uma das mesas do seminário promovido pelo Centro de Informação Jacques Delors, que decorreu na UBI
Seminário "A Coesão Económica e Social"
"Portugal já está afónico"

A questão do alargamento europeu e as problemáticas que daí poderão surgir para Portugal estiveram em discussão na UBI durante oito horas. Os intervenientes na sessão apelaram a uma política de coesão reforçada.


Por Sandra Invêncio


A Covilhã foi a cidade escolhida pelo Centro de Informação Jacques Delors para a realização do seminário subordinado ao tema "A Coesão Económica e Social".
Este foi o quinto evento realizado no âmbito do ciclo de seminários "O Futuro da Europa e o Alargamento" a nível nacional. Trata-se de uma iniciativa da Comissão Europeia com o patrocínio do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
"O nosso objectivo consiste em estimular a participação dos cidadãos na vida e construção europeias, através da informação e debate sobre os temas comunitários", afirma Margarida Cardoso, administradora do Centro Jacques Delors. Depois de duas sessões em Lisboa, uma em Aveiro e uma outra em Braga foi a vez da Covilhã e da UBI aderirem a este ciclo no passado dia 17 de Maio.
O evento iniciou-se com as palavras do Reitor da UBI, Manuel Santos Silva, durante a sessão de abertura e deu-se por encerrado após a intervenção de Alberto Alçada Rosa, vice-presidente da Câmara Municipal da Covilhã.
Os cinco oradores presentes no anfiteatro 7.21 do pólo Ernesto Cruz deixaram um mensagem clara: a necessidade de uma política de coesão que responda às novas problemáticas que poderão surgir com o alargamento da Europa ao centro e leste. " Estima-se que os países mais ricos e centrais serão aqueles que mais beneficiarão com o alargamento. Portugal pode ficar mais periférico", esclarece Sérgio Marques, eurodeputado. Vítor Martins, Sénior Consultant da Schroder Smith Barney e moderador deste seminário afirmou mesmo que "Portugal já está afónico antes mesmo do alargamento".

Temáticas europeias abordadas por todo o País

Manuel Porto, presidente do Conselho Directivo da Faculdade de Direito de Coimbra, Alfredo Marques, professor na mesma universidade, e Rui Jacinto, vice-presidente da Comissão de Coordenação da Região Centro, foram os oradores do primeiro painel, "O papel da Política da Coesão para a Unidade Europeia". Já o segundo, "As Novas Tendências da Política de Coesão numa Europa Alargada", ficou a cargo de Nuno Vitorino, consultor, e Sérgio Marques. Houve ainda tempo para uma hora de debate, meia hora de manhã e outra meia hora antes da sessão de encerramento.
Outras temáticas relacionadas com questões europeias serão abordads um pouco por todo o país: novamente em Lisboa, em portalegre ou Évora, em Faro, no Funchal, em Ponta Delgada, no Porto e em Coimbra. "O Futuro da Europa e o Alargamento" somará 13 seminários em 11 cidades diferentes. O ciclo terminará apenas em Novembro.