Apresentação e troca de impressões sobre algumas teorias físicas
Workshop de Física
Cientistas trocam ideias na UBI

A Universidade da Beira Interior acolheu um encontro onde foram discutidos alguns estudos sobre ramos da específicos da Física. A troca de ideias entre investigadores foi o principal objectivo do workshop.


Por Catarina Rodrigues


Cerca de 30 investigadores portugueses e estrangeiros reuniram-se na UBI para um workshop dedicado ao tema "CP Violation, Fermion Masses and Physics in Extra Dimensions". O evento decorreu nos passados dias 17 e 18 de Maio e teve por base a divulgação de trabalho científico e a troca de ideias entre cientistas da UBI e de outras instituições.
Os oradores vieram de vários pontos do País e também de Espanha. Nomes como Gustavo Castelo Branco, professor catedrático no Instituto Superior Técnico (IST), Luís Lavoura, Paulo Moniz e José Santiago falaram sobre experiências e investigações realizadas nesta área.
O principal tema do workshop foi "CP Violation" (violação de CP). Um fenómeno que aparece na física das partículas elementares e que em última análise é responsável pela origem da matéria no Universo. A violação de CP é fundamental para termos o desequilíbrio necessário entre matéria e antimatéria.
Outro dos temas debatidos foi "Fermion Masses" e está relacionado com a violação de CP através daquilo a que os físicos chamam "mistura dos fermiões".
"Physics in Extra Dimensions foi também um assunto abordado. Vários discursos mostraram que a origem de tal mistura de fermiões (que faz com que apareça a violação de CP) pode ser física e acontecer em dimensões que não conseguimos ver.
No workshop foram desenvolvidos temas muito complexos para quem não está integrado no mundo da física. Um campo da ciência que investiga os fenómenos e as estruturas mais fundamentais da natureza.
Segundo Paulo Parada, professor na UBI e responsável pela organização do evento, "a investigação nesta área a nível nacional está muito forte, sobretudo no IST onde existe um grupo mundialmente reconhecido". Paulo Parada pertence a esse grupo de investigadores com o qual trabalhou no passado e continua a colaborar na área da violação de CP.