Mês do Coração
Saúde na Biblioteca Municipal

A falta de exercício físico e a pouca preocupação com uma alimentação saudável são atitudes que podem conduzir à hipertensão. Durante três dias uma enfermeira do Centro Hospitalar da Cova da Beira esteve na Biblioteca Municipal da Covilhã para dar conselhos que evitem esta doença.

Por Carmen Martins


Os acidentes cardiovasculares são a maior causa de morte em Portugal. Apesar dos números serem preocupantes, Conceição Brito, é da opinião que os covilhanenses se preocupam com a sua saúde. A prova na quantidade de pessoas que atendeu durante três dias.
"A redução do sal e das gorduras, a prática de exercício físico e o combate ao sedentarismo" são alguns conselhos da enfermeira para quem queira evitar a hipertensão e restantes problemas cardiovasculares.
O convite para estar presente na Biblioteca Municipal a avaliar a tensão dos covilhaneses partiu de Cristina Seabra, directora deste espaço. "Achamos que o "Mês do Coração" não devia passar sem a promoção de uma iniciativa nossa" revela a responsável pela Biblioteca Municipal. Uma exposição de livros relacionados com a saúde, a presença de uma enfermeira para medir a tensão e uma aula de ginástica levaram muito público à Biblioteca Municipal.
Lurdes Silva, de 57 anos, é da opinião que "estas iniciativas são muito bem vindas". Diagnosticada como uma pessoa hipertensa, esta covilhanense concorda que "o Mês do Coração devia realizar-se mais vezes".
Cristina Seabra revelou que o sucesso desta semana pode trazer, ainda este ano, o regresso da iniciativa à Biblioteca Municipal.