Por Rui Castro


Ana Cruz aluna de Matemática/Informática será a próxima presidente da AAUBI

A lista I, liderada por Ana Cruz, é a única candidata aos órgãos sociais da
Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) nas eleições que se realizam amanhã, quarta feira, 29. A futura presidente será assim a primeira mulher a dirigir esta Academia, facto que não a assusta, pois "a capacidade de uma pessoa não se avalia pelo seu sexo", defende. Afirma ainda que "a equipa contém um grande número de mulheres", salientando, no entanto, que o mais importante é que se trata de "uma equipa muito unida".
Composta por gente muito jovem e sem grande experiência no associativismo, a lista I surgiu através de um Movimento de Opinião chamado "Com Ideias" e pretende com este "sangue novo" começar uma "luta sem precedências por uma série de atitudes novas". "Agitar e motivar" os espíritos estudantis, através de uma "divulgação e informação mais constantes e próximas", é também um objectivo, assegura Ana Cruz.
Explica que esta proximidade deve ser feita através do "contacto directo com os estudantes", o que significa uma "atitude mais activa e pessoal junto dos colegas" com o objectivo de os tornar mais "cientes das nossas
ideias.É importante que eles se revejam na nossa lista", salienta.
Relativamente às infra-estruturas, a intenção é "dinamizar a sede através do reaproveitamento do espaço da papelaria e do centro de informática" , para que estes voltem a ter o papel que tiveram em tempos.

Finalizar projectos e avançar com novas ideias

Ana Cruz admite que o principal objectivo desta equipa passa por "defender os interesses dos estudantes e lutar pelos seus direitos".
"Das Ideias à Acção" é a frase que dá o mote à lista e que a próxima presidente da AAUBI explica desta forma: "Houve sempre ideias mas os projectos foram adormecendo. Há que pegar nessas coisas, acabá-las e, ao mesmo tempo, pegar em ideias novas e avançar".
Disposta à acção, Ana Cruz não nega as dificuldades que a esperam, sobretudo no que diz respeito à "secção financeira , que se encontra bastante fragilizada" e também "às mudanças que o novo governo está a perspectivar no sector da Educação", especialmente no Ensino Superior. No entanto, "a capacidade do grupo é enorme", o que o torna "capaz de vencer o desafio que se avizinha", apesar de ser difícil renovar a imagem da AAUBI perante o universo estudantil.