O projecto de concepção e promoção de um automóvel promovido pela Renault permite aos jovens mostrar "o que querem de um carro"
Renault lança o repto
Quem quer ganhar um Clio?

A Direcção da Comunicação e Imagem da Renault está em digressão pelas universidades portuguesas. A marca tem uma nova estratégia de marketing junto dos estudantes universitários que passa pela criação de um novo Clio. O concurso começa já este mês e o primeiro prémio é um automóvel.


Por Sandra Invêncio


A Renault Portuguesa lança um desafio aos estudantes: criar uma nova versão do Clio. O Projecto Clio Limited Edition propõe aos estudantes a criação de um novo Clio e oferece vários prémios aos melhores classificados. O projecto vencedor receberá um automóvel para a equipa e outro para a universidade que os alunos representam.
Cristina Borges de Carvalho, responsável pela Direcção de Comunicação e Imagem da Renault, esteve na UBI, no passado dia 22, quarta feira, para revelar a todos os interessados o trabalho desenvolvido pela marca ao longo dos últimos anos. "Conhecendo melhor o que somos e o que fazemos, será mais fácil aproximarem-se de um carro à medida da Renault", afirma.
Para além de uma divulgação da marca, a Renault Portuguesa pretende dar a conhecer um projecto que está intimamente ligado aos jovens. Esta é uma iniciativa nacional dirigida aos jovens universitários que privilegiará os estudantes de Comunicação, Marketing, Economia e Gestão. "A finalidade é aproximar os universitários da realidade das empresas e dos mercados, da Renault e da IBM, empresa que apoia a iniciativa", afirma Cristina Borges de Carvalho. "Trata-se de uma oportunidade dada aos estudantes para aplicarem todos os conhecimentos que adquiriram ao longo dos cursos". As equipas, constituídas por um máximo de três elementos, terão que criar uma série limitada Clio. O desafio passa por assumirem o papel de um chefe de produto sem esquecer as várias etapas do processo: definição do nome, posicionamento do produto, público-alvo, equipamento, estratégia de comunicação e preço.

Vencedor de 2001 poderá ser comercializado

"Sabendo que são exactamente os jovens quem mais compra o Clio, também por uma questão económica, queremos dar-lhes a oportunidade de nos mostrarem o que realmente querem de um carro", acrescenta a responsável.
O pouco público presente na sessão de divulgação do projecto, no anfiteatro I da UBI, pôde ainda ter acesso a algumas dicas que poderão levar os participantes a ganhar um Renault Clio, computadores IBM, flat pannels e viagens à Technocentre, Paris, para assistirem a todo o processo da construção de automóveis.
A Renault acredita que, à semelhança do ano anterior, irão surgir projectos interessantes, originais e criativos. O Projecto Clio Limited Edition de 2001 contou com 300 inscrições mas com apenas 100 trabalhos. "O que nos interessa é a qualidade e não propriamente a quantidade", diz a responsável pela Direcção de Comunicação e Imagem. A marca acreditou no projecto vencedor do ano anterior e está a estudar a possibilidade de comercialização do carro ainda este ano.