Por Verónica Sousa


O convívio de guardas florestais, na UBI, contou com a presença do ministro da Agricultura, Sevinate Pinto

No passado sábado, dia 25, a UBI recebeu guardas florestais vindos de várias zonas do País para a comemoração do Dia Nacional do Guarda Florestal. O anfitrião Manuel Santos Silva, reitor da UBI, inaugurou o encontro que tinha como tema "O Guarda Florestal ao serviço das comunidades rurais e da natureza". A celebração contou com a presença do ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e das Pescas, Armando Sevinate Pinto, do governador Civil de Castelo Branco e do presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Carlos Pinto.
Para Sevinate Pinto torna-se necessário "o reconhecimento público da importância e dedicação do Corpo Nacional da Guarda Florestal (CNGF) no desenvolvimento da política florestal". O ministro fez notar que a sua presença neste encontro representa esse reconhecimento e assegurou que não haverá desinvestimento nesta área, pois considera que "todo o investimento tem retorno".
Augusto Simões, membro do CNGF, referiu que "o bom relacionamento entre os guardas e a população permitem mudanças de comportamento destes, que por sua vez facilitam a prevenção de fogos". As soluções para uma melhor política de combate ao incêndio residem numa "melhor articulação de meios e na sensibilização das populações", frisou.
Nesta cerimónia foram condecorados membros do CNGF que se distinguiram pelas suas qualidades profissionais. Um dos momentos mais marcantes do encontro foi a atribuição de duas condecorações a título póstumo. As viúvas e os filhos dos guardas florestais mortos o ano passado numa reserva de caça receberam a última homenagem aos familiares mortos.