Por Laura Sequeira



Computadores antigos estiveram em exposição durante as Jornadas

"O balanço final é bastante positivo", afirma Nuno Garcia, presidente do Núcleo de Informática da UBI, (NINF) referindo-se às XI Jornadas de Informática, que decorreram nesta universidade entre 20 e 24 de Maio.
Nesta edição as Jornadas tinham como principal objectivo "revisitar o passado da informática, ver como está o presente e meditar sobre o futuro", esclareceu. O passado marcou presença através de algumas máquinas, propriedade de departamentos da UBI, através das quais foi possível conhecer como era a informática há alguns anos atrás.
Um olhar sobre o futuro foi apresentado nas várias conferências que decorreram durante a semana, através da visão que oradores como Pacheco de Carvalho, docente da UBI, José Valença, docente da Universidade do Minho, João Fazendeiro, engenheiro da empresa Oracle, entre outros, têm desta matéria.
Uma das apresentações mais aguardadas, do deputado José Magalhães, acabou por ser cancelada.
João Pedro Silva, aluno de Matemática/Informática considera que "as conferências são interessantes, mas é pena a falta de pessoas a assistir". Para Pedro Oliveira, técnico de informática, "estas conferências são muito importantes, pois são uma forma de divulgar novas ideias".
Uma das razões evocadas pelos alunos para a sua ausência nas jornadas foi o período de avaliações que decorre neste momento. Nuno Garcia considera que esta razão não justifica a falta de alunos no anfiteatro e, em tom irónico, deixa um pedido: "espero que no próximo ano, os colegas venham às jornadas. E já agora, que este ano venham às aulas".
Adiados ficaram dois acontecimentos: o peddy paper e o concurso da home page. O NINF garante que estes eventos não estão esquecidos, até porque "a Microsoft já enviou os prémios", lembra Nuno Garcia.

Encontro núcleos debate problemas da informática

Criar uma confederação de núcleos que possa resolver os problemas dos alunos de informática foi a principal decisão tomada no Encontro Nacional de Núcleos de Informática, realizado no passado dia 20.
Integrado nas XI Jornadas de Informática da UBI, o encontro tinha como principal objectivo debater "os problemas dos cursos de informática que se fazem em Portugal", como explica Nuno Garcia, presidente do NINF.
Os problemas que afectam os alunos da UBI são problemas que se sentem também em outras universidades do País. Daí decorreu a necessidade de criar uma organização nacional "cuja função será coordenar as políticas de intervenção dos estudantes de informática", refere Nuno Garcia.
O Encontro contou com a presença de sete núcleos de todo o país que se mostraram satisfeitos com a iniciativa.

 

 



NINF lança eleições online



Uma das iniciativas previstas para o próximo semestre será a realização online das eleições para o Núcleo de Informática. O objectivo é tentar "trazer o cidadão de novo à política", explica o presidente do NINF.
Esta medida está a ser estudada por uma turma que vai apresentar uma solução no final do semestre. Nuno Garcia refere que já estão preparados, em termos estatuários, para estas eleições. A identificação da pessoa e a fiabilidade do sistema são problemas com os quais o NINF já está a contar e pretende ultrapassar.