António Fidalgo

A vida universitária


Na sexta feira e sábado passados realizaram-se as jornadas sobre "O Pensamento de Carl Schmitt", organizadas pelo Departamento de Comunicação e Artes, e durante toda a semana decorreram as XI Jornadas de Informática, organizadas pelo NINF. São iniciativas como estas que dão vida e alma à universidade. Sem elas a universidade seria uma monótona rotina de aulas e exames.
As jornadas sobre o pensamento de Carl Schmitt, cujo programa pode ser consultado no anterior número deste jornal, constituíram a todos os títulos um excelente exemplo de como na universidade se devem juntar estudiosos de diferentes universidades, e de diferentes países, para expor a investigação feita, olhar para perspectivas diferentes e confrontar posições sobre temas altamente especializados de um domínio do saber. Com as jornadas sobre Carl Schmitt a UBI estabeleceu um marco na reflexão sobre ciência política em Portugal, que de certo virá a dar ainda muito fruto.
Quanto às jornadas de informática organizadas pelo Núcleo de Estudantes de Informática, há a dizer que representam um aspecto extremamente importante na vida de qualquer academia, a saber, a vontade e a decisão de realizar momentos de informação e debate que ultrapassam a aprendizagem rotineira. Mal vai uma universidade que não oferece aos seus membros, docentes e discentes, momentos fortes de saber e de ciência. As jornadas citadas são um exemplo desses momentos. Oxalá tais momentos se tornem cada vez mais abundantes na vida da Universidade da Beira Interior.