Ana Cruz preside a uma equipa "com ideias novas e vontade de trabalhar"
Maior abstenção de sempre nas eleições para a AAUBI
Próxima direcção quer "reconciliar os estudantes com a Associação"

Mais de 80 por cento dos alunos da UBI não foram às urnas nas eleições da passada quarta feira para os órgãos da Associação Académica. Desinteresse foi a palavra de ordem. Uma situação que se tem verificado ao longo dos últimos anos agravada perante uma lista única. Ana Cruz lidera a equipa que quer defender os interesses de uma Academia "mais participativa" e reconciliar os estudantes e a comunidade envolvente com a Associação.


Por Ana Maria Fonseca


"Acho que os estudantes estão muito afastados da associação académica", considera Ana Cruz, futura presidente da AAUBI eleita nas eleições da passada quarta feira. A maior abstenção de sempre numas eleições para a associação são assim justificadas, até porque apenas uma lista concorria aos órgãos desta associação, que tomam posse no próximo dia 12, quarta feira.
Apenas perto de 700 estudantes, no universo de mais de quatro mil e 500 que compõe a Academia foram às urnas. Em conversa com alguns estudantes que exerceram o direito de voto, ficam claras as razões. Uma lista única não convida ao voto e os estudantes, em geral sentem-se distanciados da associação académica. Dois alunos de Engenharia Têxtil que falaram ao Urbi referiram que "mais listas concorrentes apelam ao voto" e com uma lista única "já sabemos quem vai ganhar, por isso não vale a pena votar", comentam e acrescentam "os alunos não se revêem na AAUBI".
Nestas eleições votaram 696 alunos nas cinco urnas espalhadas pelos vários pólos da UBI. Foi o Pólo IV (Ernesto Cruz) que se registou maior número de votantes, 186, seguido do Pólo das Engenharias onde votaram 162 alunos.
Num total de 696 votos para a direcção, 83 foram em branco.
Confrontada com a eventualidade dos votos em branco contarem para a não eleição de uma lista, única forma de contestar uma lista única neste caso, Ana Cruz diz que não encara os votos em branco como uma forma de protesto contra a lista em si, mas "contra aquilo que tem vindo a acontecer que é um desinteresse continuado nos últimos anos". Os votos em branco mostram que "ainda há pessoas interessadas, mas que não conseguem confiar numa equipa ".

Divulgar cara a cara

Ana Cruz diz que a equipa "jovem e cheia de vontade de trabalhar" que lidera, quer reconciliar os estudantes com a Associação Académica e, para isso o primeiro passo é uma divulgação directa e pessoal, dos eventos a realizar e problemas a debater pela AAUBI. "Ao longo da campanha optámos por fazer a divulgação pessoalmente. É isso que queremos fazer a partir de agora, aproximar os estudantes da associação".
Para a aluna de Matemática/Informática, a divulgação é uma das duas causas que aponta como responsáveis pelo distanciamento que se tem criado. "As associações não conseguem chegar aos estudantes porque não praticam a melhor forma de divulgação". Outra razão é o afastamento da sede relativamente aos locais onde os estudantes se encontram. " O local onde a direcção trabalha é afastado do local onde estão os estudantes. A direcção não vai lá e não mostra que está interessada e quer ajudar", refere.
No que toca à sede da AAUBI é prioritário fazer uma "limpeza à casa", e o "reconhecimento do material", através de um inventário "para depois dispor de forma mais organizada e para que todos possam usufruir das coisas. A sede da associação é para usufruto de todos os estudantes e não só da direcção, salienta a futura presidente.
No que toca aos problemas dos estudantes, Ana Cruz diz que, em primeiro lugar, a equipa vai convocar um primeiro contacto com a comissão de residentes das residências universitárias, com os núcleos e depois uma reunião geral "para apresentar o que encontrámos e como o encontrámos".
Uma garantia de sucesso para a primeira mulher à frente dos interesses dos estudantes da UBI seria que "no próximo ano, em vez de 696 votos tivéssemos 50 por cento de votantes" e também "duas ou três listas concorrentes". Para Ana Cruz, este seria o "reanimar e despertar esta comunidade para tudo aquilo que lhe diz respeito" afirma, convicta e acrescenta "desde que decidi entrar para a lista, pensei em dedicar-me de corpo e alma esta tarefa".