Aniversário dos Bombeiros Voluntários da Covilhã
Presidente não se recandidata

Os Bombeiros Voluntários da Covilhã comemoram mais um ano de vida. Marques Malaca, actual presidente, mostrou-se descontente com a falta de apoios à corporação.

Por Viviana Vieira


É já no próximo dia 23 de Junho que os Bombeiros Voluntários da Covilhã (BVC) festejam mais um aniversário. As comemorações começaram no dia 1 com um rastreio de glicemia e tensão arterial e vão continuar com mais actividades.
Em época de festa, José Marques Malaca, presidente dos BVC mostrou-se desiludido com a falta de apoio prestado aos bombeiros e afirmou que não se vai candidatar nas próximas eleições.
O presidente dos Bombeiros Voluntários da Covilhã diz que chegou ao limite da paciência pois, de cada vez que procuram ajuda, sentem que todas as portas se fecham. "Eu não posso andar de porta em porta a receber dinheiro", confessou. Depois de três anos no comando dos soldados da paz, o actual presidente diz que não se vai recandidatar. O mandato termina no final deste ano e, para já, ainda não há listas candidatas.
Os Bombeiros Voluntários da Covilhã necessitam de piquetes de intervenção directa, material de desencarceramento adequado à nova gama de automóveis, que todos os dias aparece no mercado, e um local para colocar as viaturas antigas
Carlos Pinto, presidente da Câmara Municipal da Covilhã já respondeu às críticas de José Marques Malaca e afirmou que nos Bombeiros Voluntários da Covilhã não há problemas. "Isso é um desabafo que eu entendo, porque hoje as coisas não são fáceis". O presidente da Câmara Municipal da Covilhã foi mesmo mais longe e acrescentou que "A Câmara tem estado a dar os apoios normais". No entanto, Carlos Pinto admite que há uma promessa pendente desde o início do ano. Os Bombeiros Voluntários da Covilhã deviam ter nesta altura um corpo de intervenção, que ainda não está formado. A Câmara Municipal da Covilhã já apresentou a candidatura e espera agora pela resposta do Governo. "A Câmara fez o que lhe competia, candidatar a criação desses corpos extraordinários de apoio", afirmou Carlos Pinto. O autarca acrescentou que irá reunir com o secretário de Estado, para resolver o assunto o mais brevemente possível.